Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas é lançada no Fórum Social Mundial
Foto: Ascom Fórum das ADs

Professores, estudantes, representantes de movimentos sociais e de centrais sindicais participaram durante o Fórum Social Mundial de uma atividade ampla em defesa da educação no país. O espaço marcou o lançamento na Bahia da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas do Ensino Superior. Estiveram representadas na mesa o ANDES-SN, o Fórum das ADs, Sinasefe, Fasubra e as reitorias da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Na ocasião, foi demarcada a importância de universalizar o debate sobre ensino público para além dos muros da academia. As falas e saudações convergiram no sentido de ampliar a frente para setores que não sejam apenas da educação. A proposta, para este ano, é que a ação unitária ganhe força em todos os estados do país. A frente é uma iniciativa nacional do ANDES-SN, em conjunto com demais entidades do setor da educação. 

“Nesse momento de crise e retrocessos os nossos desafios são muitos. O primeiro deles é o de não perdemos o que conquistamos. Por isso é que não podemos aceitar o sucateamento da educação. Precisamos fazer uma marca sobre a necessidade intransigente de defesa das universidades públicas, federais, estaduais e municipais em diálogo com todas as categorias. A universidade pública é um patrimônio da sociedade, foi conquistada com muita luta e deve ser defendida por todos. Convocamos todos para somarem forças nessa luta”, disse Eblin Farage, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do Andes-SN.

Leia na íntegra o manifesto pelo lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas do Ensino Superior.

Luta Estadual

Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs, destacou a importância da Frente para a realidade da Bahia. Barroso denunciou os ataques do governo Rui Costa (PT) às Universidades Estaduais Baianas e o corte de mais de 200 milhões no custeio e investimento das instituições desde 2013. A realidade de arrocho salarial dos docentes, com a maior perda acumulada em 20 anos, também foi denunciada.

“A realidade da educação da Bahia é de muitos ataques. Entendemos que, apesar de ser local, trata-se de uma política nacional. O que acontece com a UERJ é um exemplo disso. É importante que a frente nacional ganhe força nos estados unificando a resistência e o enfrentamento nacionalmente”, afirmou Sérgio representando as Associações Docentes baianas.

Marielle presente!    

O espaço também homenageou a memória da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), e Anderson Pedro Gomes, ambos assassinados a tiros na noite da última quarta-feira (14). A memória de Marielle foi relembrada como um símbolo de diversos jovens negros de periferia que estudaram em cursinhos populares, conseguem acessar o ensino superior e escolhem defender as causas dos oprimidos e explorados. As representações políticas defenderam que a luta por uma educação para todos é também uma luta em nome de Marielle.


Homenagem a Marielle Franco. Foto: Ascom Fórum das ADs