Eleição Uesb: CONSU homologa resultado

O resultado da eleição para reitoria da UESB, biênio 2018-2022, foi homologado pelo Conselho Superior Universitário (CONSU), na quarta-feira (25). Os professores Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes foram eleitos com 62,40% dos votos válidos. A Adusb defendeu que os docentes sejam nomeados pelo governador Rui Costa em respeito à autonomia universitária.

Confira a proclamação do resultado.

Devido à realização do ato público em Salvador, não foi possível a presença do presidente da Adusb, Sérgio Barroso. O sindicato foi representado pela sua vice-presidente, Iracema Lima, que saudou os novos gestores e desejou que a reitoria assuma o “princípio da defesa intransigente da universidade pública, gratuita, socialmente referenciada”. A dirigente sindical também ressaltou a necessidade da administração “acompanhar e colaborar para que o processo da estatuinte seja finalizado”. 

Intervenção dos professores Luiz Otávio e Marcos Henrique

“A gente tem que ter o compromisso com práticas transparentes, participativas e democráticas de discussão dos nossos mecanismos básicos de gestão, discussão de orçamento, de gestão administrativa, etc. Isso são processos que não se constroem sem diálogo com as categorias e com os nossos conselhos superiores”, assegurou o professor Luiz Otávio. Em resposta à demanda apresentada pela Adusb sobre a estatuinte, o reitor avaliou a questão como “fundamental” e a elencou como um dos desafios para o próximo período.

Lista tríplice e nomeação

A lista tríplice é um mecanismo presente na legislação da Bahia que confere ao governador o poder de escolher o(a) reitor(a) da UESB da sua preferência dentre uma lista de três nomes, sem que o(a) mesmo(a) tenha sido o(a) mais votado(a) pela comunidade universitária. Por princípio, a Adusb é contra a lista tríplice, pois a compreende como um artifício do governo para ferir a autonomia universitária de escolher seus(suas) próprios(as) dirigentes.

“É importante que continuemos buscando a ampliação dos espaços democráticos dentro da universidade. Que esses espaços contem cada vez mais com a participação da comunidade universitária como um todo. Que a gente busque efetivamente superar a condição de indicação de lista tríplice para o governador. Que efetivamente busquemos dentro da autonomia prevista na constituição federal, o direito de eleger e nomear os nossos gestores conforme a comunidade universitária assim determinar”, ressaltou a vice-presidente da Adusb, Iracema Lima.

Transição

A constituição da Comissão de Transição foi anunciada pelo atual reitor da Uesb Fábio Félix. Seu objetivo é o amplo fornecimento de informações a respeito da realidade da Universidade para que as atividades não sejam comprometidas na troca de gestões. Os trabalhos devem ocorrer de 2 a 30 de maio. Segundo o reitor, a expectativa é que a nomeação do governo para a nova reitoria seja anunciada no início de junho. O CONSU indicou a participação do professor Jorge Augusto da Silva, do técnico Luciano Costa e da estudante Daiane Santos para representarem o Conselho na Comissão de Transição.