Chapa “Andes autônomo e de luta” é a vencedora da eleição para o biênio 2018-2020

Quase 17 mil docentes de todo Brasil, em 99 seções sindicais, foram às urnas para a escolha da nova direção do Andes-SN nos dias 9 e 10 de maio. Com 51,71% dos votos, a chapa 1 “Andes autônomo e de luta” foi eleita para dirigir o sindicato nacional nos próximos dois anos. A candidatura obteve 8.732 votos, enquanto a chapa 2 “Renova Andes” alcançou 42,73% do total de votantes. 

Na Adusb, a chapa 1 também conquistou a vitória com 227 votos (62,88%), já a chapa “Renova Andes” alcançou 123 votos (34,07%). Foram 361 votantes nos três campi da Uesb. A apuração dos votos foi feita na manhã do dia 11 de maio, na sede da Adusb, campus de Vitória da Conquista. A participação da categoria no processo eleitoral alcançou 41% do total de filiados(as) aptos(as) a votar, percentual maior que da eleição anterior com 32% e 256 votantes. O resultado oficial geral será divulgado pelo Andes-SN no dia 16 de maio de 2018, após as possíveis interposições de recursos pelas chapas concorrentes.

O presidente da Adusb, Sérgio Barroso, considerou “muito importante a significativa participação da categoria no pleito. Esta foi a segunda maior participação na Regional NE3, em números absolutos, e a terceira em termos relativos, de acordo com os números oficiais. O resultado mostrou o acerto da defesa de um sindicato autônomo, pois só assim pode fazer a luta classista em defesa dos direitos da categoria, com independência em relação a governos, partidos e reitorias”.

Confira na íntegra o mapa final de apuração.