Vitória da Conquista realiza o Encontro Regional de Educação

Preparatório para o Encontro Estadual do III ENE

No dia 11 de junho, acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, o Encontro Regional de Educação do Sudoeste da Bahia promovido pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública. O evento será realizado na sede da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) e abrange também as cidades de Jequié e Itapetinga.

Com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, o evento tem como objetivo fazer um balanço da política educacional desenvolvida nos últimos dois anos. Sociedade civil, entidades, coletivos e movimentos sociais de todo o estado da Bahia dispostos a discutir e defender a educação pública são convidados a participar.

A atividade é preparatória para a etapa estadual que acontecerá na Uesc nos dias 6 e 7 de julho. Os encontros regional e estadual debaterão propostas que serão encaminhadas para discussão no III Encontro Nacional de Educação (ENE), que acontecerá no início do mês de agosto. Data e local serão divulgados posteriormente.

O ENE foi constituído como espaço de articulação de setores insatisfeitos com a política educacional brasileira a exemplo do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos crescentes investimentos públicos na educação privada.

As críticas ao PNE

O Plano Nacional de Educação, aprovado e sancionado em 2014, favorece claramente a mercantilização da educação no Brasil. O plano, que vigorará até 2024, permite grandes investimentos ao capital privado, em detrimento do desenvolvimento do setor público. Isso porque o PNE aprovado usa dinheiro público para a compra de vagas em instituições privadas, nacionais ou estrangeiras, em todos os níveis da educação. Enquanto isso, a educação pública sofre com seus recursos insuficientes.

Uma reunião do Comitê Baiano em Defesa da Educação Pública também acontecerá no dia 9 de junho na sede da Adusb da Uesb de Vitória da Conquista para organização das atividades dos próximos meses.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS A CONSTRUIR A RESISTENCIA!