Trabalhadores da USP suspendem greve após aumento no salário e benefícios

 

Os trabalhadores da USP (Universidade de São Paulo), em assembleia realizada na sexta-feira (22), deliberaram a suspensão da greve e assinatura do acordo, após a negociação com os reitores desta universidade.  A volta ao trabalho será nesta segunda-feira (25).

Na reunião de negociação entre o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e a reitoria, foi apresentada proposta de elevação do valor do auxílio alimentação, de R$ 690 para R$ 830. Também foi acordado voltar à discussão sobre a devolução dos salários descontados na Greve de 2016, que, conforme sentença do TRT, deveria ser devolvido aos trabalhadores, o que ainda não ocorreu. Ainda sobre este ponto, a reitoria admitiu que mediante consulta a ser feita pelo Sintusp ao Tribunal de Contas do Estado, poderia voltar a discutir a questão.

Houve também o comprometimento da reitoria em pagar os dias desta atual greve, mediante a reposição do trabalho acumulado ou das horas, além disso, foi assumido o compromisso de não haver nenhuma punição aos grevistas.

Com relação à reposição salarial, já havia sido aprovado no Cruesp, Conselho de reitores das Universidades Estaduais de São Paulo, o índice de 1.5% . Além disso, o Cruesp assumiu nova negociação no segundo semestre visando um reajuste complementar, conforme o crescimento do ICMS. Lembrando que nossa reivindicação é de 12,6%, para que as perdas dos últimos 4 anos sejam repostas.

“Saímos de cabeça em pé, pois lutamos e vencemos, conquistando o que foi possível com esta greve que teve a saída dos professores da USP (dia 14/6), da Unesp, além da não entrada dos professores e estudantes da Unicamp e, com o fim do semestre, a greve parcial dos estudantes da USP”, avaliou o Sintusp em boletim destinado à categoria.

Fonte: CSP/Conlutas