Diretor da Adusb faz parte da nova gestão do Andes-SN
Vinícius Correia assina termo de posse. Foto: Adusb

A posse da nova diretoria do Andes-SN aconteceu nesta quinta-feira (28), durante o 63º Conad em Fortaleza, que ocorre de 28 de junho a 1 de julho. O diretor de relações sindicais da Adusb, Vinícius Correia ocupará no biênio 2018-2020 o cargo de 1º Secretário da Regional Nordeste III, que abrange docentes da Bahia, Sergipe e Alagoas. Após dois anos como Secretário Geral do Andes-SN, o ex-presidente da Adusb, Alexandre Galvão, e o atual presidente da Adusb, Sérgio Barroso, que atuou como Tesoureiro da Regional Nordeste III,  encerraram o mandato iniciado em 2016. 

Cerimônia de posse da diretoria do Andes-SN biênio 2018-2020 | Foto: Andes-SN

A eleição do ANDES-SN aconteceu nos dias 9 e 10 de maio em 99 seções sindicais de todo país. Quase 17 mil docentes foram às urnas e escolheram a chapa 1 “Andes autônomo e de luta”, com 51,71% do total de votos (8.732). De acordo com Vinícius Correia, “o processo eleitoral para nova diretoria foi importante para reafirmar que o Andes-SN é o verdadeiro e único representante dos professores no Brasil. Portanto, a disputa por duas chapas foi importantíssimo para legitimar a democracia interna do nosso instrumento de luta: o Andes- SN”.

A diretoria do Andes-SN, conforme seu estatuto, é composta de 83 diretores(as). São 11 diretores(as) nacionais, mais 72 diretores(as) regionais, seis para cada uma das secretarias regionais: Norte I, Norte II, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Planalto, Pantanal, Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Rio Grande do Sul.

Alexandre Galvão foi o Secretário Geral do Andes-SN no biênio 2016-2018

Perguntado sobre a avaliação do cenário atual das Universidades Estaduais da Bahia, Vinícius Correia ressaltou que a tendência é de “mais sucateamento e congelamento de orçamento de manutenção, custeio e investimento. Além disso, o mais grave é o não cumprimento por parte do governo do Estado da Bahia dos direitos trabalhistas”. O docente considerou a situação como uma afronta ao Estatuto do Magistério Superior e defendeu que a nova diretoria do Andes-SN “continuará, juntamente com o Fórum das ADs, na luta para efetivação das promoções e progressões retidas”.

Diante dessa realidade de arrocho salarial, Secretário da Regional NE III destacou que “o desafio é mobilizar a categoria docente para o período histórico de sucateamento e piores condições de trabalho, aliado a uma perda de mais de 20% no nosso salário”. O dirigente sindical criticou ainda a “política de retenção de direitos conquistados por parte do governo estadual do PT, direitos esses conquistados historicamente pelo movimento docente baiano”.