Núcleo de Combate às Opressões e Assédio é lançado na Uesb
Foto: Ascom Uesb

Na quinta-feira (5), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) lançou o Núcleo de Combate às Opressões e Assédio (NUCOA) na Uesb, campus Vitória da Conquista. O projeto foi criado devido ao número expressivo de casos de assédios moral e sexual relatados por estudantes ao DCE desde o início da gestão em maio. A proposta do NUCOA é a organização e preparação das(os) discentes para enfrentar essa prática violenta, que infelizmente tem sido recorrente na universidade.

Como parte da programação do núcleo está prevista a criação de um grupo de estudos com reuniões quinzenais às quartas-feiras, construção de campanhas de conscientização para o próximo semestre e realização de seminário entre os meses de setembro e outubro.

De acordo com a Coordenadora de Temática Feminista do DCE, Naila Araújo, o objetivo do NUCOA é atuar no aconselhamento e acompanhamento das vítimas. A representante estudantil defendeu que também é função do núcleo “cobrar dos setores responsáveis por essas investigações uma atuação efetiva, porque não é isso que vem acontecendo na Uesb”.

A professora Márcia Lemos, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual da Adusb (GTPCEGDS), foi convidada pelo DCE a participar do lançamento do NUCOA e da mesa sobre combate às opressões e universidade. Para a docente, com a criação do núcleo “o DCE aponta para a universidade um caminho importante no sentido de criar institucionalmente uma política que permita fazer o combate a todas as formas de opressão que é também um dos elementos da evasão (...) e adoecimento” no meio universitário.

As relações sociais opressoras no espaço universitário que violentam a comunidade universitária devem ser abolidas. Presente no evento, Iracema Lima, vice-presidente da Adusb, defende que “o lançamento do Núcleo de Combate às Opressões e Assédio se torna uma necessidade para quem faz a resistência e o enfrentamento à repressão e ao conservadorismo institucional” e que é necessário “fortalecer ações dessa natureza".

Fonte: Adusb

Fotos: Ascom Uesb