Dia do Basta: Adusb participa das mobilizações em Vitória da Conquista

Professoras e professores da Uesb protestaram contra o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos durante o ato público desta sexta-feira (10/08) em Vitória da Conquista. A atividade foi organizada pelo Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista e fez parte da programação do Dia do Basta, convocado nacionalmente pelas centrais sindicais. A concentração do ato aconteceu na Praça Barão do Rio Branco, seguiu para a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e foi encerrado no Terminal Lauro de Freitas. Bancários, técnicos da UFBA, terceirizados, estudantes da Uesb e docentes em greve da rede municipal também participaram do protesto.

“Ano passado o governo Rui Costa concedeu aos empresários mais de R$ 3 bilhões em isenções fiscais. Para onde vai esse dinheiro? É um dinheiro que ele deixa de investir, por exemplo, nas Universidades Estaduais. É um dinheiro que ele deixa de investir em educação. As Universidades Estaduais, a exemplo da Uesb, estão com seu orçamento cortado. Desde 2014, os cortes acumulam mais de R$ 200 milhões nas quatro Universidades Estaduais. Esse ano o contingenciamento já passa de 50%”, denunciou o presidente da Adusb, Sérgio Barroso.

O Dia do Basta foi pensado com o objetivo de marcar a luta contra o desemprego, as reformas trabalhista e da previdência, a lei das terceirizações e o ataque aos direitos trabalhistas. “São retrocessos que estamos presenciando no Brasil inteiro e estamos vendo que é uma ofensiva mundial. A gente precisa estar nas ruas e não só os professores. Nós precisamos estar nas ruas, convocar a população brasileira, a população local e dar um basta! Dizer não! O que a gente está tratando é público e o público precisa ser respeitado” defendeu a professora da Uesb, Dayse Maria Souza.

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Ana Cristina Novais, destacou a importância da unidade, pois “não podemos permitir que os direitos sejam retirados, que nós fiquemos calados. Nós do SIMMP estamos lutando inclusive para não perder a carreira de professor. Nós estamos lutando pela não retirada de direitos, então unir forças aos demais trabalhadores é fundamental”.

Luta pelo transporte

O ato público também foi marcado pelas reivindicações de melhoria do transporte público em Vitória da Conquista que há um mês enfrenta uma grave crise. A frota já insuficiente não está operando integralmente e trabalhadores rodoviários enfrentam atrasos de salários. A representante do Diretório Central dos Estudantes da Uesb, Thaís Oliveira, qualificou a situação como “insuportável” e informou que estudantes da Uesb não estão tendo condições de assistirem aulas por não terem como voltar para casa. “A gente quer uma solução. É um mês de caos e agora a gente está na rua. Tivemos uma assembleia dos estudantes da Uesb e foi tirado que esse é um ato de alerta e vamos sim puxar manifestação, pois a gente quer que esse problema seja resolvido”, concluiu a representante estudantil.