Governo Rui Costa desconta salários de professores da Uneb
Reunião da Aduneb com a reitoria da Uneb. Foto: Ascom Aduneb

O Superintendente de Recursos Humanos, Adriano Tambone, confirmou em reunião com a Reitoria da Uneb, nesta segunda-feira (20), o corte de seis dias de salário de todos os docentes da Uneb. A categoria suspendeu atividades de 6 a 11 de agosto em protesto contra o sucateamento orçamentário, os ataques aos direitos trabalhistas e os cortes das passagens intermunicipais. A diretoria da Adusb avalia a medida como autoritária e antissindical, com a óbvia intenção de punir os que lutam por seus direitos, e presta toda solidariedade aos(às) docentes da Uneb.

De acordo com informações da Aduneb, a Secretaria de Administração (Saeb) já efetuou o corte na folha de agosto e a reitoria afirma que irá reivindicar criação de folha complementar para reposição dos dias descontados. A categoria discutirá a situação em assembleia e a direção do sindicato estuda viabilidade de ingresso de ação judicial.

Veja a nota completa da Aduneb.

“Mais uma vez o governo petista de Rui Costa mostra que o discurso de defesa da educação e dos direitos trabalhistas não passa de mera retórica. Os argumentos de legalidade jurídica, todos autoritários e antissindicais, não passam de cortina de fumaça para esconder que o corte tem por único objetivo punir aqueles que ousam lutar por seus direitos”, denuncia o presidente da Adusb e Coordenador do Fórum das ADs, Sérgio Barroso.

O dirigente sindical também faz uma crítica ao Poder Judiciário que ao tempo que “proclama a legalidade de medidas de cerceamento dos direitos de greve e manifestação, aumenta os próprios salários na canetada”. A perspectiva apresentada aos demais trabalhadores que não possuem esse poder, “a saída sempre foi a luta organizada, mas até isso o governo, com apoio do judiciário, está criminalizando”, finaliza.

Outras ameaças

Os técnico-administrativos das Universidades Estaduais da Bahia também correm risco de terem desconto no pagamento. O motivo apontado pela circular nº 8 da Superintendência de Recursos Humanos é a paralisação 24h em protesto contra o silêncio do governo à sua pauta de reivindicações, ocorrida em 16 de agosto. O prazo para que as reitorias enviassem a lista de presença na data referida era a segunda-feira (20).

Leia mais sobre a situação.

Fonte: Adusb com informações da Aduneb.