Estudantes fecham terminal e convocam população para novas manifestações
Os ônibus ficaram sem circular por uma hora e meia |Foto: Blog do Anderson

Por volta das 18h da segunda-feira (27), o terminal Lauro de Freitas em Vitória da Conquista foi fechado por estudantes secundaristas e universitários. O ato foi realizado em protesto contra o aumento da tarifa e o monopólio da empresa Cidade Verde.  Uma assembleia acontecerá na terça-feira (28) às 17h na Praça Guadalajara.

O movimento estudantil tem mostrado sua indignação com a possibilidade de aumento da tarifa para R$ 4,10 a partir da promoção de uma série de manifestações desde a semana passada. Já foram realizadas plenárias, panfletagens e fechamento do trânsito. Além da assembleia do dia 28 de agosto, faz parte do calendário de mobilização a participação na sessão da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista da quarta-feira (29) às 9h. Na oportunidade, vereadores discutirão a abertura de uma CPI para investigação de possíveis fraudes em processos licitatórios.

Histórico

Em entrevista concedida no dia 16 de agosto, o prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB), anunciou o aumento na tarifa de ônibus e a isenção de impostos para a empresa concessionária. Essas medidas fazem parte das ações do gestor para “solucionar” a crise dos transportes, que consiste em destinar todas as linhas de ônibus à Viação Cidade Verde, após problemas com a Viação Vitória. A população enfrenta o caos com o deslocamento na cidade há um mês.