Comitês em Defesa da Educação da Bahia avançam na construção do Pré-ENE
Ato público durante o II Encontro Nacional de Educação em Brasília

No último dia 22 de setembro aconteceu na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador a reunião do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, com a participação de representantes das Associações Docentes (ADs), representantes do Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior (Andes), dos Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) e professores da base. O objetivo da reunião “foi discutir e analisar os oito eixos que estruturam a organização do III Encontro Nacional de Educação”. Foi deliberada a realização do encontro estadual (Pré-ENE Bahia) para debates e preparação dos participantes para o Encontro Nacional de Educação que ocorrerá em Brasília em abril de 2019.

Foi definido que a entidade escolhida como sede do Pré-ENE Bahia deverá providenciar alojamento para 150 pessoas. Firmou-se o compromisso do rateio dos custos financeiros da organização do evento entre todas as entidades participantes.

Sede e data do Pré-ENE

O Pré-ENE Bahia será organizado pelas entidades envolvidas e sediado na Associação dos Docentes da Universidades Estadual de Feira de Santana (ADUFS-BA) de 30 de novembro a 2 de dezembro com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”.

O Plano Nacional de Educação 2014/2024, aprovado de maneira arbitrária e antidemocrática, não atende o projeto de uma educação classista, permite a destinação de recursos públicos para empresas privadas, entre outros problemas. O objetivo do Encontro Nacional de Educação é a discussão de um plano nacional de educação classista, pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, mantida com recursos públicos (que não devem ser transferidos para sustentar os esquemas de lucro da iniciativa privada). O Pré-ENE Bahia contribuirá na construção do III Encontro Nacional de Educação (ENE) que ocorrerá em Brasília em abril de 2019.

Deliberações do Comitê Local

Reuniões do Comitê Local em Defesa da Educação Pública aconteceram nos dias 26 de setembro e 3 de outubro para construção da etapa loca na sede da Adusb, campus Vitória da Conquista. Os encontros tiveram a participação de representantes de sindicatos, movimentos populares e sociais.

As datas inicialmente indicadas para as plenárias locais foram os dias 26 e 27 de outubro. Contudo o calendário será definido na próxima reunião do Comitê Local no dia 10 de outubro, quando também serão discutidos os eixos temáticos.

Soraya Adorno, membro do Grupo de Trabalho de Política Educacional da Adusb (GTPE), convida a todos para participarem das reuniões preparatórias locais, pois assim “entra-se em contato com a temática e se prepara para as discussões maiores”, que ocorre em eventos posteriores (Pré-ENE Bahia e ENE).

Iracema Lima, vice-presidente da Adusb e membro do GTPE reforça que “é importante que toda sociedade se organize em defesa de um projeto de educação que atenda a demanda da classe trabalhadora”.

A participação da categoria docente, de estudantes, entidades, movimentos representativos e sociedade civil é fundamental para o fortalecimento da luta em prol de uma educação pública de qualidade e para todos. Participe.

Leia também

Cartilha “Um pouco de história, pois o futuro não se constrói só com o presente”

Cartilha “As Políticas de Desmonte da Educação Pública”