Docentes do campus de Itapetinga divulgam nota de solidariedade

A Diretoria da Adusb divulga, a pedido, nota de solidariedade a familiares e amigos do estudante Thiago Matias Santos, do campus de Itapetinga. Lamentamos que as condições de estudo e trabalho estejam cada vez mais precárias, em função de políticas governamentais estaduais e federais de cortes nos investimentos na educação pública. Que, aliado a isso, a intensificação da meritocracia e adoção de uma política governamental de permanência estudantil inadequada, esteja intensificando os casos de adoecimento entre estudantes. É preciso enfrentar a lógica reacionária do estado mínimo e de desqualificação das políticas públicas de prevenção e tratamento ao adoecimento físico e mental nos ambientes de estudo e trabalho. A diretoria da Adusb manifesta seu apoio e solidariedade aos familiares do estudante.

Nota de Solidariedade

              No dia de hoje, o campus de Itapetinga amanheceu estarrecido com uma triste notícia do falecimento de um dos nossos estudantes, Thiago Matias Santos, calouro do curso de Engenharia Ambiental. Thiago era um jovem com bastante futuro pela frente que teve sua vida interrompida muito abruptamente, o que nos deixa bastante entristecidos. Aluno do primeiro semestre do curso de engenharia ambiental, no início de uma nova etapa na sua vida, na busca de sua formação profissional. A sociedade brasileira está passando por um momento gravíssimo, onde cada vez maior de jovens têm suas vidas interrompidas muito cedo por uma variedade de motivos.

                Nossa sociedade tem vivenciado momentos de muitas dificuldades para a construção de diálogos. Nossa vida diária tem estado ligada ao produtivismo, que muitas vezes não vem acompanhado de melhorias das condições de trabalho e estudo. Isto dificulta o nosso viver o dia a dia, que se agrava quando não há políticas públicas suficientemente adequadas às demandas do âmbito acadêmico.

                A morte de um jovem na família é também um trauma muito grande para os pais, os irmãos e os amigos. Assim, nós professores da UESB, do campus de Itapetinga, nos solidarizamos com os familiares neste momento de muita dor. Prestamos nossos sentimentos de pesar e desejamos a todos os seus muita força, muito amor e acolhimento nessa dura jornada.             

Professores da UESB – Itapetinga

Itapetinga, 08 de outubro de 2018