Sede ADUFCG, seção sindical do Andes-SN, sofre ação da polícia da federal. Todo repúdio!
Arte: CSP - Conlutas

A seção sindical do Andes-SN, ADUFCG, de docentes da UFCG-Universidade Federal de Campina Grande (PA) sofreu ação da polícia federal na manhã desta quinta-feira (25).

De acordo com Andes-SN, sindicato filiado à CSP-Conlutas, os policiais, munidos de um mandado de busca e apreensão recolheram o panfleto da entidade intitulado: “Manifesto em defesa da democracia e da universidade pública”.

No mandado, assinado pelo juiz eleitoral Horácio Ferreira de Melo Júnior, é determinada a busca e apreensão de “outros materiais de campanha eleitoral em favor do candidato a Presidente da República FERNANDO HADDAD número 13 do PT”.

Os policiais também abriram os computadores e levaram os HDS das respectivas máquinas da entidade.

Em nota, divulgada no site do Andes-SN, o presidente do Sindicato Nacional Antonio Gonçalves, que também integra a Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, considerou a ação um ataque às liberdades democráticas. “Em primeiro lugar, porque os nossos panfletos defendiam a democracia. Em segundo lugar, porque os Policiais Federais excederam o que determinava o mandado, se apropriando dos HDS da entidade, patrimônio que pertence à categoria docente”, reiterou.

Direitos democráticos ameaçados

Diversas ações neste sentido estão acontecendo no último período. Nesta semana, a Faculdade de Direito da Baixada Fluminense e o Sindicato dos Petroleiros Norte Fluminense também sofreram represálias por parte do TRE RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), com recolhimento de material, que comparam-se aos anos de ditadura no país. (saiba mais aqui).

Isso acontece a menos de uma semana para as eleições do segundo turno, cujo candidato que está à frente das pesquisas para a presidência, Jair Bolsonaro (PSL), é conhecido por seus discursos de ódio e de apoio à repressão e supressão de direitos humanos e democráticos.

Esse candidato já deu declarações que reforçam a perseguição aos considerados “ativistas” e isso se amplia à imprensa, seja a que atua ao lado desses movimentos, seja a que, na avaliação de Bolsonaro, representem uma ameaça ao seu projeto de governar o país.

No último domingo (21), em discurso realizado durante manifestação favorável a sua candidatura, Bolsonaro fez ofensas à imprensa e a jornalistas da Folha, que inclusive sofreram ameaças por parte de seus seguidores, após denúncia de Caixa 2 dada com exclusividade pelo periódico.

Associações de jornalistas profissionais como Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ANJ (Associação Nacional de Jornais) manifestaram repúdio aos ataques de Bolsonaro fez à imprensa e reforçaram que as declarações de Bolsonaro ameaçam a liberdade de imprensa assim como direitos democráticos.

É preciso repudiar

A CSP-Conlutas repudia essa ação contra ADUFCG, Seção Sindical do Andes-SN. Apreensões como esta ferem a liberdade de expressão e o direito democrático de se manifestar. É preciso denunciar ações desse tipo em todos os canais de entidades e movimento e manifestar apoio irrestrito a esse sindicato.

Veja o mandado: 

______________________________________________________________________________________________________

Fonte: CSP - Conlutas