Mobilização dos servidores adia votação do aumento da previdência para a terça-feira (11)

Cerca de 200 servidores estiveram na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (6) para barrar o projeto que eleva contribuição previdenciária de 12% para 14%. Com a aprovação do regime de urgência, o PL 22.971 poderia ter sido votado, porém o protesto dos servidores constrangeu os deputados. O governo tem pressa em aprovar o aumento, por isso é possível que a votação ocorra na terça-feira (11). A Adusb convoca a categoria a participar do ato público em Salvador no dia 11 de dezembro. Interessados devem entrar em contato com as secretarias do sindicato até segunda-feira (10) às 12h.

Para que o PL 22.971 fosse discutido no plenário, outros projetos - que também tramitam em regime de urgência - deveriam ter sido votados antes. A pressão dos servidores fez com que deputados da Bancada da Minoria entrassem com recursos sobre os projetos da fila, o que gerou o adiamento da votação do projeto do aumento da previdência em 48h.

O presidente da Adusb, Sérgio Barroso e outros professores da Uesb somaram forças à mobilização do funcionalismo público. “Considero que o dia hoje foi de extrema importância para mostrar ao governo que não aceitaremos esse ataque. Mas para que o aumento seja barrado definitivamente é preciso muito mais. Precisamos ocupar maciçamente a Assembleia Legislativa e defender nossos direitos. Ninguém é insubstituível, mas, ao mesmo tempo, todos somos imprescindíveis nessa luta. Se quisermos realmente barrar este PL, é preciso que cada um de nós entenda a necessidade de estar na luta, no dia 11, na Assembleia Legislativa da Bahia, integrando a nossa caravana”, alertou o Barroso.

A Assembleia da Adusb do dia 5 de dezembro também aprovou estado de mobilização permanente de 6 a 14 de dezembro contra a elevação da alíquota da previdência. A primeira etapa de uma campanha de outdoor de denúncia em Itapetinga e Vitória da Conquista foi iniciada na quarta-feira (5). Em Jequié a campanha começará na segunda-feira (10), assim como serão veiculadas mais placas nos demais campi. Na semana que vem serão realizadas panfletagens na Uesb.