Governo Bolsonaro recua em indicação de Murilo Resende para o INEP
Ministro torna indicação "sem efeito".

Após pressões, em mais uma das idas e vindas do governo Bolsonaro, o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, tornou sem efeito a nomeação de Murilo Resende Ferreira para Diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. O ato foi publicado no Diário Oficial 17 de janeiro.

Menos de um dia

A nomeação durou menos de um dia. Murilo Resende havia sido nomeado para o cargo no dia 16 de janeiro, por meio também de portaria do ministro Onyx Lorenzoni.

Outro cargo no governo

No dia 18 de janeiro, Murilo Resende foi nomeado para outro cargo no governo. Por meio de portaria, agora do ministro da educação Ricardo Vélez Rodrigues, Resende foi nomeado para o cargo de Assessor da Secretaria de Educação Superior do MEC (SESU), código DAS 102.4. De acordo com informações da Veja, ele receberá salário de R$ 10.373,30.

Polêmica

Com pouca experiência acadêmica ou de ensino, e sem formação na área de educação, a indicação de Murilo Resende para a Direção do INEP foi cercada de polêmicas. Após sua indicação, surgiram denúncias de que ele teria plagiado um de seus poucos artigos publicados. Em atualização no último dia 15 de janeiro, o artigo alvo da polêmica foi retirado do seu Currículo Lattes.

 

Saiba mais.