Chapa “Resistência e Luta pela Base” é eleita para direção da Adusb
Apuração dos votos no campus de Vitória da Conquista

A votação para diretoria da Adusb, biênio 2019-2021, foi encerrada na noite da quinta-feira (21) com a eleição da chapa única “Resistência e Luta pela Base”. Foram 388 votantes nos três campi da Uesb, sendo 357 favoráveis. O comparecimento às urnas foi de 44%, um aumento do número de docentes participantes em relação aos pleitos anteriores. O resultado final será divulgado na terça-feira (26).

Confira a ata de apuração.

Foram apurados 184 votos em Vitória da Conquista, 138 em Jequié e 67 em Itapetinga. O presidente da Comissão Eleitoral, Altemar Lima, afirmou que tudo foi “fiscalizado de forma tranquila” e que as “votações foram organizadas nos três campi”. Altemar considerou fundamental “manter o foco agora, pois os desafios para a chapa são enormes. Os professores vêm sendo atacados o tempo todo e a gente vai precisar de união de todos os professores da Uesb, não só da chapa eleita”.

Sérgio Barroso, presidente da Adusb, parabenizou a Comissão Eleitoral pelo andamento dos trabalhos, “pois se tratou de um pleito coordenado com responsabilidade, que seguiu à risca as normas estabelecidas pelo edital e regimento eleitorais, devidamente aprovados em assembleia”.  Barroso felicitou ainda “professoras e professores, que mesmo sem a obrigatoriedade do voto, em um gesto de confiança, compareceram às urnas com o objetivo de fortalecer o sindicato”.

A candidata a presidente, Soraya Adorno, agradeceu a ampla participação da categoria e ressaltou que a eleição “teve o maior número de participação dos sindicalizados, superando todas as outras eleições da Adusb, inclusive quando houve mais de uma chapa inscrita. Isso demonstra que nossos/as colegas estão cientes da importância de se ter um sindicato forte e referendado pela sua base. A Adusb, assim como o Andes, é um sindicato de base, essa participação nos deixa mais que satisfeitos e satisfeitas, ao mesmo tempo em que reafirma nosso compromisso com a defesa dos direitos da categoria docente”.

A avaliação da chapa “Resistência e Luta pela Base” é de que os governos, tanto na esfera nacional, quanto estadual, tem retirado direitos conquistados historicamente com árduas lutas docentes e da classe trabalhadora como um todo. Por isso, reafirma o empenho na “defesa irrestrita do nosso Estatuto do Magistério, da Universidade pública gerida com recursos públicos e dos nossos direitos trabalhistas. Da mesma forma que nossos colegas depositaram um voto de confiança na, então, chapa ‘Resistência e Luta pela Base’ nós os convocamos a juntos - base e diretoria - continuarmos na defesa da categoria docente fazendo a resistência e o enfrentamento aos ataques do governo estadual”, finalizou Soraya Adorno.