Fórum das ADs protesta na Mudança do Garcia
Foto: Ascom Aduneb

Com a participação da Adusb, o Fórum das ADs integrou o tradicional bloco da Mudança da Garcia do carnaval de Salvador, no dia 4 de março. Com camisas contra o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, os participantes denunciaram os ataques do governo Rui Costa às Universidades Estaduais, à carreira docente e ao funcionalismo público da Bahia.

O bloco da Mudança da Garcia, em seus mais de 80 anos de existência, é um espaço alternativo no carnaval de Salvador. Fugindo da perspectiva mercantilista dos demais, o bloco é tradicionalmente um espaço de protestos. Movimentos sociais, sindicatos e a população em geral, levam suas pautas para a rua com a irreverência típica do carnaval.

Docentes das quatro Universidades Estaduais Baianas participaram da atividade. Na avaliação da vice-presidente da Adusb, Iracema Lima, a tarefa de denunciar os ataques do governo Rui Costa foi cumprida. “A Adusb convocou a categoria que estivesse em Salvador e a categoria respondeu” para “construir o movimento junto com as outras ADs”, conta a dirigente sindical. Iracema complementa que “foi um movimento importante em que a gente sai às ruas para ocupar esses espaços para fazer a mobilização no campo político”.

Sobre a participação docente, o coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, Sérgio Barroso, afirma que “é preciso entender a dificuldade que os docentes do interior enfrentam para participar de atividades como essa. Precisamos contar sempre com a solidariedade e compreensão dos colegas que residem na capital, para fortalecer os atos. Mas os professores da Uesb estão de parabéns. Precisamos fortalecer nossa luta contra os ataques do governo Rui Costa”.

Com imagens da Ascom Aduneb