Participe da etapa estadual do ENE nos dias 30 e 31 de março na Uefs

A etapa baiana do Encontro Nacional de Educação (ENE) será realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nos dias 30 e 31 de março com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”. O evento é organizado pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, composto pela Adusb e demais sindicatos e movimentos sociais. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março.

Participe

Professores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição da Adusb até o dia 20 de março. O sindicato garantirá aos seus filiados transporte, hospedagem e alimentação durante o evento. Estudantes da Uesb que desejarem ir ao Pré-ENE devem entrar em contato com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Participantes que necessitarem de alojamento e espaço infantil devem mencionar a demanda no formulário de inscrição do evento.

Faça sua inscrição na delegação da Adusb e no Pré-ENE Bahia agora.

Rumo ao III ENE

A Adusb tem envidado esforços na construção do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública e do III Encontro Nacional de Educação (ENE). A vice-presidente da Adusb, Iracema Lima, considera “o espaço como fundamental para a construção da unidade contra o conservadorismo e a precarização que ataca a educação pública brasileira”.

O ENE tem como objetivo discutir um plano nacional de educação de viés classista, gratuito, de qualidade, socialmente referenciado, mantido com recursos públicos voltados exclusivamente para educação pública. O evento acontecerá em de 12 a 14 de abril em Brasília.

Por acreditar na importância do ENE para o fortalecimento da luta pela educação no Brasil, a Adusb sediou sua etapa regional, em Vitória da Conquista, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2018. As propostas aprovadas na plenária final foram encaminhadas e serão debatidas no Pré-ENE Feira de Santana. Além de constituir a comissão organizadora do Pré-ENE, o sindicato também participará do debate sobre financiamento com o professor de economia da Uesb e diretor da Adusb, Marcos Tavares, que participará da mesa “Financiamento da educação: os limites das políticas públicas”.

Programação do Pré-ENE

30 de março

8h – 12h Credenciamento

9h Mesa de abertura

10h Conferencia de abertura – “Somente a luta muda a vida: por um projeto classista e democrático de educação”  (Eurelino Coelho – professor da Uefs)

12h Almoço

14h – 18h Grupos de trabalho

19h Jantar

20h Atividades culturais

31 de março

8h Café da manha          

9h – 11h Mesas temáticas:

“Financiamento da educação: os limites das políticas públicas” (Marcos Tavares – professor da Uesb e diretor da Adusb / Bernardo Rosa – estudante da Uefs / Jhonatas Monteiro - professor da rede básica)

“Projetos antagônicos de sociedade: educação, espaços de liberdades, autonomia e democracia” (Raquel Dias – professora da Uece e tesoureira do Andes-SN / Naila Araújo – estudante da Uesb / Helenise Barata - professora da Uefs)

12h - Almoço

13h30 – 17h Plenária final