Adusb constrói mobilizações no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência

Os ataques à previdência dos trabalhadores e trabalhadoras levadas a cabo por Bolsonaro e Rui Costa foram denunciados por professoras e professores da Uesb nesta sexta-feira (22). As atividades ocorreram em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista como parte do chamado das centrais sindicais para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. Confira o que aconteceu.

Saiba mais sobre os impactos da reforma da previdência.

Vitória da Conquista

O Fórum Sindical e Popular convocou ato público para a Praça 9 de Novembro e contou com a participação da Adusb, SIMMP, Sindicato dos Bancários, Sindilimp, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, APLB, dentre outras entidades sindicais e movimentos sociais.

“Essa reforma é só retirada de direitos para a classe trabalhadora. Afirmar que essa reforma vai trazer o equilíbrio entre aqueles que recebem mais e aqueles que recebem menos é uma outra mentira, uma outra falácia”, pontuou Soraya Adorno, presidente da Adusb. Atualmente 84% das aposentadorias pagas no Brasil são de até dois salários mínimos.

Itapetinga

A Adusb construiu o ato público em conjunto com a APLB, Sinditatiba, Sindicato de Verdade e Sindae. A concentração ocorreu na sede da APLB com saída em caminhada e panfletagem pelo centro da cidade e Alameda Rui Barbosa. Uma reunião de avaliação e construção de mobilizações nos bairros está prevista para a semana que vem.

Andrea Gomes, vice-presidente regional da Adusb, denunciou a reforma da previdência estadual, que aumentou a contribuição previdenciária de 12% para 14%, uma das maiores do país. “Assim como o governo federal, nós no Estado da Bahia sofremos os mesmos ataques de Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores. Um governador que não respeita o funcionalismo público, inclusive retirando direitos e fazendo reforma antes mesmo do governo Bolsonaro”, afirmou.

Jequié

Um café da manhã foi organizado na sede do sindicato para esclarecer os efeitos da reforma da previdência para os servidores públicos. Ao longo da manhã, a atividade foi levada para a cantina do campus da Uesb, onde o diálogo com professores, estudantes e técnicos pôde ser realizado de forma mais efetiva. Materiais informativos foram distribuídos.

O vice-presidente regional da Adusb, Hayaldo Copque, acredita que “utilizar o espaço da universidade para a exposição das pautas sindicais é um caminho importante pra melhorar o diálogo com a comunidade acadêmica, ainda mais num momento tão delicado como um estado de greve”.

Leia mais sobre a aprovação do estado de greve.