RH Bahia continua com problemas e prejudica professores

Nesta quinta-feira, 21, a diretoria da Adusb obteve esclarecimentos sobre os problemas do Sistema RH Bahia. Nos meses de janeiro e fevereiro contracheques de vários docentes apresentaram erros de cálculo e pagamento.

Saiba o que aconteceu.

A Assessoria de Gestão de Pessoal (AGP) da Uesb informou “que o sistema [RH Bahia] está mesmo com uma série de problemas”. A situação se repete em todas as áreas do Poder Executivo. Outro agravante é que, na central de Salvador, não há profissionais suficientes para dar conta de toda a demanda do estado.

O governo sabia que o sistema RH Bahia podia causar problemas aos servidores. Na fase de testes, foram observados erros na execução do sistema. Sem levar em consideração os transtornos que poderiam vir a ocorrer, o sistema foi instalado. Mais uma atitude irresponsável do governo Rui Costa que prejudica os servidores públicos estaduais. 

Este é o caso da professora Patrícia Cara que teve o desconto do BAPREV menor no mês de janeiro. Já em fevereiro, além do que faltava ser pago, foi descontado outro valor sem justificativa. A docente recorreu aos setores responsáveis para resolver a situação, porém até o momento não obteve resposta.

Patrícia afirma que, “isso nunca aconteceu” e que “os docentes já vêm penando muito

com esse novo sistema [RH Bahia] que não tem agilidade nem correção dos erros”.

O erro causou sério transtorno ao orçamento da docente que espera “ a solução o mais rápido possível”.

Os docentes devem estar atentos aos demais erros referentes a auxilio alimentação, vale transporte, incentivo de produção científica etc para não terem prejuízo.

Segundo a AGP, a pouca quantidade de funcionários no setor e a grande demanda para correção da folha de pagamento de março foram as causas do não retorno às ligações e e-mails de reclamações dos docentes.

A diretoria da Adusb orienta que os docentes verifiquem seus contracheques e caso tenham dúvidas procurem o Setor de Recursos Humanos. O sindicato continuará a acompanhar a situação para que a categoria não seja prejudicada.