Estudantes e professores promovem atividade para discutir a greve

Os professores da Uesb estão a um passo de deflagrarem greve. Para discutir a situação, será realizado o debate “É grave! É greve! Entenda o porquê”. A atividade acontecerá no dia 2 de abril às 19h no Salão do Júri, na Uesb, campus Vitória da Conquista. O debate é promovido pelo Centro Acadêmico de História, Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O estudante de Comunicação, Rhaic Piancó, fará uma retrospectiva da greve de 2015. Processo de negociação, violência do governo Rui Costa, conquistas e as reivindicações do movimento estudantil. As lutas atuais dos discentes por permanência estudantil e orçamento para as Universidades Estaduais serão debatidas pela representante do DCE, Thaís Oliveira. Sandra Ramos e Suzane Tosta, diretoras da Adusb, apresentarão as reivindicações do movimento docente, as dificuldades de negociação com o governo e as perspectivas de construção da greve.

“A atividade é muito importante para que o corpo acadêmico fique informado acerca das diretrizes da forma que vem tomando a greve. O Fórum das ADs, a Adusb, os sindicatos das Universidades Estaduais Baianas vêm tentando desde 2015 o diálogo com o governo Rui Costa. Frente a uma ausência deste debate, decidimos que é o momento de mobilização da comunidade acadêmica”, afirma o membro do Centro Acadêmico de História, Luiz Alexandre Freire.

A presidente da Adusb, Soraya Adorno, chama atenção para o fato de “nossos discentes estarem inteirados da motivação da nossa greve, das dificuldades que enfrentamos com o governo do Estado pode também nos ajudar no fortalecimento da luta. É todo mundo junto, ninguém larga a mão de ninguém. Nossos objetivos em defesa da universidade pública de qualidade não contribuem somente para o nosso papel enquanto profissionais da educação, mas também para a formação e o fortalecimento dos nossos discentes”.

 

Debate “É grave! É greve! Entenda o porquê”

2 de abril às 19h

Salão do Júri, Módulo II, Uesb campus de Vitória da Conquista