Cobrado, Fórum de Reitores intermediará pedido de negociação com o governo
ADs cobraram uma posição do Fórum de Reitores. Foto: ASCOM/ADUFS.

Em função da força do Movimento Docente (MD), o presidente do Fórum de Reitores, Evandro do Nascimento, comprometeu-se com o Fórum das ADs. O gestor aproveitará a reunião previamente agendada com o secretário da Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues, na qual será discutida a situação das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), para conversar sobre a necessidade de o chefe da pasta abrir um canal de negociação com os professores. O compromisso foi firmado em encontro realizado na noite de sábado (30), na Uefs.

A reunião do Fórum de Reitores com o secretário da SEC será nesta segunda-feira (1º), às 17h. Neste dia, os professores seguem mobilizados nos campi universitários para mostrar a força da categoria e reafirmar a disposição desta à radicalização do movimento, caso o governo não negocie a pauta 2019.

Na reunião realizada no último sábado (30), o MD mais uma vez falou sobre a necessidade de uma reunião em caráter de urgência com o Fórum de Reitores. O presidente do Fórum de Reitores, em comum acordo com os demais gestores das universidades, agendou um encontro para esta terça-feira (2), às 11h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Pressão da categoria

Os diretores das associações docentes entendem que os gestores das universidades se organizaram para tratar sobre a pauta dos professores porque têm sido constantemente pressionados a tomarem uma posição em relação ao descaso do governo Rui Costa para com as reivindicações docentes. Durante a conversa com o Reitor Evandro do Nascimento, o Fórum das ADs ressaltou as diversas tentativas de diálogo com o governo, sem sucesso.

Maduro e responsável, o Fórum das ADs tem ciência de que a radicalização das ações é de responsabilidade do governo, que desde a vitoriosa greve de 2015 não recebe a categoria e, até então, segue omisso às demandas do MD. O Fórum lembra que Jerônimo Rodrigues tratará sobre a situação das Ueba às vésperas das assembleias convocadas pela categoria para avaliar a deflagração da greve, fato que sinaliza a força das mobilizações.

Solicitação de documento

Ainda na reunião de sábado (30), os diretores das associações docentes solicitaram que o Fórum de Reitores elabore um documento evidenciando a importância de o governo receber os professores para negociar a pauta que fora protocolada em dezembro de 2018.

Também foi pedido que o Fórum de Reitores construa um documento posicionando-se contrariamente a qualquer alteração no Estatuto do Magistério Superior, sem que antes tenha ocorrido discussão prévia com o MD.

Fortalecendo a luta e reafirmando o compromisso em estabelecer o diálogo, o Fórum das ADs também realizará, em caráter extraordinário, uma reunião nesta terça-feira (2), às 9h, na Aduneb.

Fonte: ASCOM/ADUFS