Fórum das ADs segue no esforço de negociação
ADs cobram de Rosemberg Pinto (PT) abertura de negociação. Foto: Fórum das ADs

Reunião com o Governo
Como resultado da pressão do Fórum das ADs na AL-BA no último dia 19 de março, que culminou em uma reunião do movimento docente com o líder da bancada do governo (leia mais), professores (as) arrancaram uma reunião com representantes governistas para amanhã (3), a partir das 9h30 na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Participarão do espaço o líder da bancada do governo no legislativo baiano, o deputado Rosemberg Pinto (PT), uma representação da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), uma da Sec (Secretaria de Educação da Bahia) e o deputado Hilton Coelho (PSOL).
Sempre aberto ao diálogo, o Fórum das ADs apresentará, mais uma vez, a pauta de reivindicações do movimento docente e reivindicará que o Governo do Estado apresente alguma solução. Há mais de três anos o governo não negocia com o movimento docente. Na avaliação do Fórum, o passo dado é resultado da radicalização do movimento, da aprovação do Estado de Greve e do indicativo de deflagração da greve no próximo dia 4.
“A aprovação do Estado de Greve e marcação das assembleias, com a pauta da deflagração da greve, está pressionando o governo a receber o movimento docente. Dialogaremos, mas o governo não deu nenhum indicativo de que vai apresentar respostas concretas. As assembleias docentes estão mantidas, assim como também está mantido o indicativo do Fórum de deflagrar a greve nesta quinta-feira”, demarcou André Uzêda em nome da coordenação do Fórum das ADs.
As assembleias docentes que discutirão a deflagração da greve nas quatro universidades ocorrerão no próximo dia 4 de abril (quinta-feira) no período da tarde. Com a deflagração da greve, o prazo jurídico para a paralisação completa das atividades acadêmicas é a partir das 72h após a aprovação em assembleia.

Confira os horários e locais das assembleias de deflagração de greve.

Universidade Estadual da Bahia (Uneb) – a partir das 14h no Teatro da Uneb, Campus I.
Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) – a partir das 15h no Anfiteatro I do Módulo Manoel Sarmento, Uesb, campus Jequié.
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – a partir das 13h30 no Ceeu, térreo do Pavilhão Adonias Filho.
Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – a partir das 16h35 no Anfiteatro, Módulo 2.


Reunião com fórum de reitores.

Reunião com o Fórum de Reitores
Em reunião realizada com representantes do Fórum das ADs, no final da manhã de hoje (02), os representantes das reitorias das quatro Ueba (a reitora da Uesc não esteve presente mas mandou um representante), após reunião na tarde do dia 1 de abril com representantes das secretarias da fazenda e da educação, mostraram-se apreensivos e descontentes com o rumo das negociações, seja no que diz respeito às reivindicações do Movimento dos professores, seja nas questões relativas à gestão da Universidade. Informaram que na referida reunião, por negativa do governo, não foi discutido nenhum aspecto relativo aos recursos de pessoal e que as dotações relativas ao custeio/manutenção só seriam analisadas posteriormente, de maneira individualizada em cada uma das universidades. Informaram também que só em 2018, nas quatro universidades, foram contingenciados R$ 80 milhões. Na reunião desta manhã, o presidente do fórum dos reitores, o professor Evandro do Nascimento se apresentou como um possível mediador juntamente, com os demais reitores. Após a reunião, por pressão do Movimento Docente, o Fórum de Reitores encaminhou documento ao governo onde defende a necessidade da abertura de negociações. Leia o documento na íntegra.