Uesb na Praça levará a importância da universidade para as ruas

Como marco dos 30 dias da greve docente, será realizada em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista a atividade “Uesb na Praça”, no dia 9 de maio. Projetos de pesquisa, de extensão, trabalhos dos laboratórios, música e serviços prestados à comunidade serão apresentados em praças públicas das três cidades. A ideia é mostrar a importância das Universidades Estaduais da Bahia para a produção do conhecimento e do desenvolvimento regional.

O governo Rui Costa tem se negado nos últimos dias a receber os professores e avançar no processo de negociação. O movimento grevista entende que a proposta de garantir 900 promoções e a liberação dos R$ 36 milhões é um avanço, mas ainda está distante de resolver os problemas das Universidades. As mudanças de regime de trabalho não estão asseguradas e a reposição inflacionária, que gera perdas salariais de mais de 25%, também não obteve qualquer sinalização de atendimento.

Outro ponto que o governo se recusa a discutir é a destinação de mais recursos para as Universidades. Vale lembrar que os recursos liberados não chegam a 50% do que foi contingenciado em 2018. A falta de verbas impacta na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, na formação dos estudantes e dos serviços que as Universidades prestam à população.

Em uma demonstração de disposição para negociar, o movimento docente tem construído uma contraproposta à sua pauta de reivindicações em busca de avanço no diálogo com o governo.

Programação

Itapetinga – Praça Dairy Valley às 8h

Jequié – Praça Ruy Barbosa às 14h

Vitória da Conquista – Praça 9 de Novembro às 14h