Assembleia aprova encaminhamentos sobre salários e se prepara para o CONAD

Os erros no pagamento dos salários de junho foram debatidos pela assembleia da Adusb desta segunda-feira (8), no campus de Itapetinga. Os professores criticaram a postura do governo Rui Costa de desrespeito ao acordo do final da greve e de defesa do sistema RH Bahia, que tem causado graves transtornos. A categoria indicou a contratação de profissional para auxiliar na conferência dos contracheques e definiu posicionamentos para o 64º CONAD.

Salários

A assembleia debateu os diversos problemas ocorridos no pagamento dos salários de junho e dos meses anteriores.

Leia mais sobre a situação.

Um dos problemas é a não consignação em folha de parcelas de empréstimos, levando os bancos a fazer o registro no SPC/SERASA por inadimplência ou cobrar o valor em conta corrente. A diretoria informou que estava marcada reunião no dia seguinte (9) com a assessoria jurídica para avaliar quais as providências cabíveis. Nesta reunião ficou acordado com a assessoria jurídica que os/as docentes sindicalizados/as nessas situações devem procurar a assessoria jurídica durante os plantões para buscar orientação.

A informação do governo sobre os consignados é de que não serão lançados nas folhas dos próximos meses, cabendo ao/à professor/a tomar providências para pagamento dos valores diretamente à consignatária.

Diante da série de problemas apresentados, foi aprovada a contratação de profissional para auxiliar os professores na conferência dos contracheques e verificação de possíveis inconsistências.

Houve reclamações de professores do campus de Itapetinga de dificuldade de contatar a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) e a Coordenação de Pagamentos (COPAG) em Vitória da Conquista, por e-mail ou telefone. A diretoria da Adusb informou que, sempre que solicitado, o setor tem colaborado na identificação e resolução dos problemas.

A diretoria da Adusb entrou em contato com a responsável pelo setor, Manuella Cajaíba. Ela informou que, devido a limitações de pessoal e de senhas de acesso ao sistema RH Bahia, apenas a COPAG do campus de Conquista esclarece sobre os contracheques. Contudo, devido às inconsistências envolvendo o RH Bahia, o setor irá estudar o estabelecimento de plantões nos campi de Jequié e Itapetinga.

64º CONAD

Conforme tradição, assembleia discutiu também os cadernos de textos do CONAD. Os textos de resolução (TRs) foram apresentados um a um, sendo discutidos os destaques de alteração, supressão ou inclusão. Os TRs sem destaque foram considerados aprovados pela assembleia.

TRs com destaque:

TR 3 – Supressão total.

TR 5 – Supressão total

TR 6 – No item 4 - Modificar “balanço” por “balanço crítico”. Incluir item 6 “Realizar o II Seminário Interno de Reorganização da classe trabalhadora”. Incluir item 7 “Que as seções sindicais, com apoio das secretarias regionais, empenhem esforços para construir, fortalecer e ampliar nos estados e municípios o Fórum Sindical, Popular e de juventudes em Luta por Direitos e Liberdades Democráticas”. Incluir item 8 “Discutir no II Seminário Interno de Reorganização da classe trabalhadora, a realização de um Seminário Nacional de Reorganização da Classe Trabalhadora, convidando de forma ampla sindicatos, movimentos sociais e forças políticas do campo classista”.

TR 7 – Item 2 – Incluir o termo “públicas” após universidades. Modificar a redação do item 11 para “Pautar na CONEDEP, a organização do IV Encontro Nacional de Educação em 2021, assim como a avaliação e a mudança dos seguintes aspectos: (a) metodologia do ENE; (b) necessidade de maior articulação entre etapas preparatórias e o encontro nacional, considerando especialmente as resoluções locais e regionais; (c) definição de critérios de participação na etapa nacional a partir da participação nas etapas preparatórias; (d) ampliação do arco de entidades e movimentos que compõem a CONEDEP; (e) rateio real das despesas envolvidas na construção do ENE”. Incluir item 13 “Aderir e construir, junto com a CONEDEP e as entidades sindicais e estudantis da educação, à paralisação para o dia 13 de agosto convocada pela CNTE na sua 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire, em defesa da Educação Pública e contra a destruição da Aposentadoria”.

TR 9 – Alteração do texto do item 3 para “Que o ANDES-SN, em articulação com a CSP-CONLUTAS, Fórum Sindical, Popular e de Juventudes em Luta e Movimentos Sociais, denuncie em âmbito nacional e internacional as violações dos direitos humanos protagonizadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ao comprometer a segurança e a identidade das pessoas que participam do Programa de Proteção de Vítimas e Testemunhas do Rio de Janeiro”.

TR 13 – Alteração do item 2 para “Intensifique a campanha de denúncia dos cortes orçamentários dos governos federal e estaduais e seus impactos nas universidades públicas, nos institutos federais, nos CEFET e nas instituições de pesquisa públicas”.

TR 14 – Alteração do item 1 para “Que a liberação de dirigentes sindicais da central deve ser deliberada por consenso ou pelo menos proporcionalidade qualificada em votação nominal e fundamentada no âmbito da secretaria executiva”.

TR 15 – Supressão dos itens 2 e 3.

TR 16 – Alteração do item 1 para “Lutar pela efetivação da Lei no 12.990/14 que regula a reserva de vagas nos concursos públicos para negro(a)s, no âmbito dos estados e dos municípios”.

TR 17 – Supressão do item 3.

TR 22 – Defender que a Adusb sedie o 65º CONAD.

TR 23 – Supressão.

TR 24 – Supressão dos itens 1 e 3.

TR 26 – Supressão.

TR 27 – Supressão dos itens 1,3 e 4.

TR 29 – Supressão do item 3.

TR 30 – Supressão dos itens 1, 2 e 5. Alterar item 3 para “Avaliar o III ENE para subsidiar encaminhamentos no 39º Congresso do ANDES-SN para realização do IV ENE”.

TR 31 – Supressão dos itens 1, 2 e 3. Agregar item 4 ao TR 14.

TR 32 – Supressão.