Governo ignora relatório das universidades e não roda folha de pagamento do dia 12 de julho
Reunião do Fórum das ADs discute erros nos salários de junho | Foto: Ascom Aduneb

A polêmica sobre o pagamento dos salários de junho continua. Em contradição ao encaminhamento dado na reunião do dia 3 de julho, o governo Rui Costa não fez a folha de pagamento prevista para a sexta-feira (12). O objetivo era restituir na totalidade os descontos indevidos presentes nos vencimentos de parte dos professores das Universidades Estaduais da Bahia. O Fórum das ADs se reuniu na segunda-feira (15) para avaliar encaminhamentos sobre este grave problema.

O termo de acordo para a saída da greve prevê o pagamento integral dos salários de junho. No entanto, descumprindo o termo de acordo, o governo lançou faltas de vários tipos nos contracheques, responsáveis por uma série de erros nos pagamentos, que permaneceram mesmo com folhas adicionais. Durante a reunião do dia 3 de julho, foi acordado que uma nova folha de pagamento seria lançada até 12 de julho para corrigir os problemas, com a possibilidade de até o dia 8 corrigir os casos de salários zerados. O setor de pessoal das universidades ficou responsável por fazer o levantamento dos erros a serem corrigidos na sexta-feira (12).

A Adusb acompanhou o trabalho da Assessoria de Gestão de Pessoas e da Coordenação de Pagamentos da Uesb na elaboração do relatório. Foram detectados 598 professores com descontos indevidos e o levantamento foi enviado dentro do prazo estabelecido. A folha do dia 8 foi lançada com erros e a do dia 12 sequer foi feita. Portanto, o governo Rui Costa ignorou o relatório das universidades e o encaminhamento da última reunião com o movimento docente.

Durante a reunião do Fórum das ADs dessa segunda-feira (15), foi aprovada a publicação de nota em jornal de grande circulação para denunciar a situação. A diretoria da Adusb convocará assembleia em breve para debater com a categoria o assunto e deliberar sobre medidas contra o governo Rui Costa.