A primeira Assembleia Geral de 2024 aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, na sede da Adusb, campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, as/os sindicalizadas/os realizaram a primeira etapa da recomposição dos GTs do Andes/SN e aprovaram os encaminhamentos diante da notificação extrajudicial apresentada pela Unimed Sudoeste de cancelamento unilateral do contrato do plano de saúde.
Recomposição dos GTs
Durante a reunião, também foi iniciada a recomposição dos GTs da Adusb/Andes-SN para o ano de 2024, conforme divulgado anteriormente. A atuação dos grupos de trabalho é primordial para a luta sindical. Confira a nova formação:
GTCARREIRA
Iracema Oliveira
Ferdinand Martins
Daniel de Melo Souza
Jorge Barroso
GTPAUA
Aleselma Pereira
Fátima Garcia
Jânio Diniz
GTCT
Sandra Cristina Ramos
Paulo Cairo
Silvana do Nascimento
Lídia Nunes Cunha
GTPE
Iracema Oliveira Lima
Edilson Batista
Jânio Diniz
Reginaldo Souza
Aleselma Pereira
Lidia Nunes Cunha
Leila Mororó
GTPCEGDS
Alda Fátima
Silvana do Nascimento
Hayaldo Copque
GTPFS
Sérgio Barroso
Edilson Batista
Jânio Diniz
Daniel de Melo Silva
Elson de Souza Lemos
Iracema Oliveira Lima
Sandra Cristina Ramos
GTCA
Sérgio Barroso
Hayaldo Copque
Jorge Barros
Jânio Diniz
Alda Fátima de Souza
Andréa Sanches
Lídia Nunes Cunha
GTVERBAS
Sérgio Barroso
Edilson Batista
Daniel de Melo Silva
Marcos Tavares
Jânio Diniz
Sandra Ramos
Ferdinand Martins
Iracema Oliveira Lima
GTHMD
Jorge Barros
Janio Diniz
Ferdinand Martins
GTSSA
Jorge Barros
Elson de Souza Lemos
Débora Cardoso
Sílvio Arcanjo
Jânio Benevides
Caroline Vasconcelos
Iracema Oliveira Lima
Situação do plano de saúde
Os debates sobre a situação tiveram início na reunião ampliada não deliberativa realizada na sexta, dia 2 de fevereiro, onde participaram centenas de sindicalizados/as. Na assembleia, o ponto de pauta referente à situação do plano de saúde foi iniciado com a presidenta da Adusb, Iracema Lima, historiando e contextualizando novamente todo o processo desde a notificação enviada pela Unimed Sudoeste no dia 18 de janeiro de 2024, onde a empresa informa que cancelará unilateralmente e imotivadamente o plano no prazo de 60 dias. Saiba mais na Nota da Diretoria.
Durante a assembleia, o assessor jurídico da seção sindical, Erick Menezes, esclareceu as dúvidas a respeito do cancelamento e os próximos passos a serem tomados pela Adusb no âmbito judicial.
Também foi apresentada a proposta de novo contrato desenvolvida unilateralmente pela Unimed Sudoeste, que foi recusada pelo plenário. Algumas intervenções recuperaram o histórico da relação contratual de 30 anos, entre a cooperativa da Unimed do Sudoeste e a Adusb, lembrando que o sindicato sempre honrou com seus compromissos, permanecendo com a cooperativa desde o seu início, inclusive no período em que a operadora atravessou séria crise financeira.
A categoria manifestou seu interesse em continuar com o plano de saúde e foi elaborado e aprovado uma contraproposta, que será encaminhada à Unimed Sudoeste ainda nesta segunda, 5 de fevereiro. Diversas intervenções ressaltaram a confiança na assessoria jurídica do sindicato e a assembleia aprovou os encaminhamentos jurídicos e extrajudiciais propostos e discutidos em assembleia.
Com o intuito de buscar outras alternativas, a assembleia aprovou também a constituição de uma comissão especial, composta por um/a docente de cada campus e dois representantes da diretoria, com o intuito de fazer um levantamento de propostas de planos de saúde de outras operadoras.
Fazem parte da comissão pela base:
Alday de Oliveira Souza (Vitória da Conquista)
Daniel de Melo Silva (Jequié)
Andréa Gomes da Silva (Itapetinga)
Documentos comprobatórios para ação judicial contra interrupção do plano de saúde da Unimed
Conforme encaminhamentos jurídicos aprovados em assembleia, a diretoria da Adusb reforça a necessidade de que docentes que são usuárias/os do plano e estão ou têm dependentes com tratamento médico sem o qual possa haver risco à sua sobrevivência ou à sua incolumidade física, que tenham doenças graves, contagiosas ou incuráveis, bem como necessidades especiais, que enviem os documentos médicos (exames, receitas, prontuários, etc) para comprovar essa situação.
Os documentos devem ser enviados até às 18h da terça-feira, 6 de fevereiro, para o e-mail adusbsecretaria@gmail.com. Importante que a documentação seja digitalizada e enviada em PDF único. A diretoria da Adusb reforça que os documentos serão mantidos em sigilo, encaminhamento reiterado pela assembleia.