Assembleia da Adusb discute caderno de textos do 42º Congresso do Andes-SN

Em Assembleia Geral ocorrida nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, docentes filiadas/os à Adusb discutiram a situação do plano de saúde Unimed após justiça conceder liminar favorável à continuidade do serviçocaderno de texto e anexos do 42º Congresso do Andes/SN e fizeram a atualização dos Grupos de Trabalho do ANDES-SN.

 

Situação da Unimed

 

Conforme foi divulgado na última terça-feira, 20 de fevereiro, a justiça concedeu liminar determinando que a Unimed Sudoeste mantenha o plano de saúde, com os mesmos valores e demais condiçõesaté que haja uma decisão judicial final. "Agora temos um melhor cenário de negociação com a Unimed", explica Erick Menezes, assessor jurídico da Adusb. "Continuaremos lutando", completa o advogado. 

 

Menezes ainda falou da possibilidade de ingressar com ações individuais no Juizado Especial Cível, mas ressaltou que, neste momento, não será necessário. O assessor jurídico também reiterou que se a/o professor/a entrar com uma ação individual enquanto corre a ação coletiva, se ela/e perder e a coletiva ganhar, prevalecerá o resultado da individual, mesmo que traga prejuízo para o/a professor/a. Desta forma, a Diretoria da Adusb alerta aos/as docentes que pretendam buscar ações individuais que fiquem atentos/as a esta possibilidade.

 

O professor Sérgio Fernandes, do DTRA, campus de Itapetinga, solicitou inscrição e que sua fala fosse registrada em ata, para registrar seu apoio e solidariedade à assessoria jurídica e à Diretoria da Adusb em relação as decisões tomadas em relação ao cancelamento unilateral do plano de saúde Unimed. “São lideranças que dedicam suas vidas ao nosso sindicato e merecem os nossos parabéns”, afirmou. O professor também lamentou as falas que tentam desqualificarpor meio de ofensas, o trabalho da assessoria jurídica e da diretoria, ao que foi aplaudido pela plenária.

 

A presidenta da Adusb, Iracema Lima, ainda informou que a diretoria da Unimed respondeu à solicitação de reunião feita pela seção sindical e agendou reunião para esta quinta-feira, 22 de fevereiro, no período vespertino. 

 

Atualização dos Grupos de Trabalho do Andes-SN

 

A segunda rodada de atualização dos/as integrantes dos Grupos de Trabalho do Andes-SN aconteceu durante a assembleia. Os novos integrantes são:

 

GTPAUA

Miriam Cléa

Patrícia Cara

Suzane Tosta 

 

GTPCEGDS

Patrícia Cara

 

GTPE

Miriam Cléa

 

GTPS

Suzanne Tosta

Andréa Gomes

 

GTCT

Daniela Alexandrino

 

GTMD

João Reis 

 

Cadernos de textos do 42º Congresso do Andes-SN

 

A plenária também discutiu os Textos de Resolução (TR) do caderno de textos e anexo do 42º Congresso do Andes-SN, que acontecerá entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024, em Fortaleza/CE. Quinze (15) sindicalizadas/os participarão do evento, dentre elas/es, oito (8) delegadas/os e sete (7) observadores/as, que debaterão e votarão, no caso dos/as delegados/as, os TRs, conforme decidido na reunião.Por decisão de assembleia, toda delegação deverá defender e votar, no caso dos/as delegados/as, nas posições aprovadas em assembleia.

Os textos abarcam proposições da categoria, que dispõem sobre o plano de lutas do Andes-SN e suas seções sindicais, tanto em relação às pautas específicas das/os docentes, como carreira, salário, entre outros; quanto também às questões que dizem respeito à vida em sociedade, como as que são discutidas através dos Grupos de Trabalho do sindicato.