Assembleia da Adusb finaliza recomposição dos Grupos de Trabalho Adusb/Andes

Na última quarta-feira, 6 de março, aconteceu no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Jequié a Assembleia Extraordinária da Adusb. A plenária finalizou a rodada de recomposição dos Grupos de Trabalho Adusb/Andes em 2024, indicou docentes de Itapetinga para o Comitê Gestor da Proapa e discutiu a situação do plano de Saúde Unimed.

 

Recomposição dos GTs Adusb/Andes

A reunião em Jequié foi a última da rodada de recomposição dos Grupos de Trabalho Andes/Adusb, que agora só podem incluir novos membros mediante a solicitação de inclusão de ponto de pauta em uma outra assembleia. Confira as inclusões:

 

GT de Ciência e Tecnologia

Josias Alves

GT de Política de Formação Sindical

Josias Alves

Acesse o link para saber a composição de todos os GTs.

 

Indicação de representantes do campus de Itapetinga para o comitê gestor da Proapa​

Conforme solicitado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), a assembleia aprovou dois docentes de Itapetinga para compor o Comitê de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. Os professores Edilson Batista, como titular, e Elson Lemos, como suplente, foram os indicados.

 

Situação do Plano de Saúde

 

Na abertura do ponto, o assessor jurídico da Adusb, prof. Erick Menezes, fez um breve relato sobre a ação na justiça e a decisão liminar, assim como respondeu a dúvidas das/os presentes sobre toda a situação. O assessor também informou que uma audiência de tentativa de conciliação foi marcada para o dia 18 de abril de 2024.

Houve relatos da plenária sobre as dificuldades recorrentes de uso do plano de saúde em Jequié, devido ao descredenciamento de hospitais, clínicas e profissionais de saúde, algo que antecede a situação do cancelamento unilateral do plano pela Unimed e que já foi motivo de varias tratativas e reuniões entre as diretorias da Adusb, representantes da Unimed e o conjunto de usuários do plano, com o objetivo de buscar soluções para esses problemas.

Também foram relatadas situações de negação de marcação de exames e consultas no decorrer do mês de março. A diretoria da Adusb reforçou a importância de que essas negativas sejam comunicadas à ouvidoria da Unimed em ouvidoria@unimedsudoeste.com.br, com cópia para adusbsecretaria@gmail.com , assim como denunciar à ANS através deste link, destacando a importância de registrar sempre o número do protocolo de atendimento, data, horário, 9nome da/o atendente e tipo de atendimento solicitado.

A diretoria da Adusb informou também que a fatura do plano saúde chegou com valor reduzido, constando apenas a utilização de 18 dias e que, por esse motivo, a assessoria jurídica fez uma petição no processo denunciando o descumprimento da decisão liminar que determina à Unimed Sudoeste a manutenção do plano nas mesmas condições.

Considerando que a fatura veio incompleta, para demonstrar perante a justiça o interesse material da Adusb na continuidade do plano, conforme decisão liminar, a assembleia aprovou a realização de depósito judicial do valor que completa o mês de uso. Para que isso seja viável, os usuários terão que pagar suas complementações nos valores indicados pela secretarias da Adusb, conforme sempre foi feito. A diretoria da Adusb destacou a importância de que os pagamentos sejam feitos em dia. Todo o procedimento será feito estritamente conforme orientações do assessor jurídico da Adusb. Erick Menezes também informou à assembleia que uma audiência de tentativa deconciliação foi marcada para o dia 18 de abril de 2024.

A comissão escolhida na assembleia do dia 5 (SAIBA MAIS) para buscar outras opções de plano, apresentou o levantamento feito até o momento. Com o intuito de obter informações que permitam aprofundar as buscas, a assembleia deliberou que será feito um questionário a ser respondido pelos titulares do do atual plano.