Mesa de negociação: governo garante iniciar a implantação das promoções a partir do primeiro semestre de 2025

Nesta terça-feira (15.10), o Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs, Adusb, Adusc, Aduneb e Adufs), reuniu-se novamente em mesa de negociação com o governo do estado. Na oportunidade, a Secretaria de Educação (SEC) apresentou os dados atualizados sobre a fila de promoções nas Universidades Estaduais Baianas. Após a pressão do movimento, a Secretaria de Administração (SAEB) se comprometeu em elaborar uma metodologia que garanta um fluxo de liberação de promoções, para ser implementada a partir do primeiro semestre de 2025.


O movimento docente, no entanto, defende a desvinculação vaga/classe como forma de garantir a promoção sem retenção do direito estabelecido pelo Estatuto do Magistério Superior. Nesse sentido, o governo formalizou consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) com previsão de resposta até o dia 18 de outubro. Participaram da reunião as representações das quatro Associações Docentes das universidades estaduais baianas, assim como representação do Comando de Greve Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 


O governo apresentou também um quadro com os pedidos de promoção retidos, atualizado até o mês de outubro de 2024, informando que há no total 402 professores e professoras aguardando na fila de promoções nas quatro universidades.


“Para nós é fundamental que a fila seja zerada e que o governo leve em consideração essa projeção, ou seja, as próximas solicitações, para que o direito não seja negado e haja continuamente a garantia de que os professores que solicitarem promoções tenham o seu direito garantido”, afirmou Marcelo Lins, presidente da Adusc e coordenador do Fórum das ADs.


O Fórum das ADs assegurou que todos os compromissos assumidos pelos representantes do governo do estado fossem registrados e documentados em ata. A próxima reunião que tratará do assunto de promoções será no dia 4 de novembro, a partir das 14h, na Secretaria de Educação (SEC).