Nota | Por condições de trabalho, estudo e segurança nos três turnos e aos sábados

A universidade que desenvolve atividades acadêmicas nos três turnos exige uma série de compromissos institucionais que garantam seu pleno funcionamento junto à comunidade acadêmica. A assembleia da Adusb, realizada no dia 04 de outubro, no campus de Jequié, registrou a quase completa ausência de condições de desenvolvimento das atividades acadêmicas dos três campi, tanto no noturno, quanto aos sábados. Setores de apoio acadêmico quando funcionam, oferecem serviços limitados quando não precários à toda a comunidade. Docentes reunidas/os apontaram uma série de medidas que precisam ser adotadas pela administração central, a reitoria, para que sejam asseguradas condições dignas de trabalho e estudo.

  

Entre as medidas necessárias, foi destacada a necessidade de ampliar a iluminação nos campi, hoje deficitária em muitos espaços, situação que favorece inclusive acidentes e insegurança às pessoas que ali transitam. Docentes avaliaram também ser necessário que a administração estabeleça protocolos e canais de comunicação que permitam acionar uma pronta resposta das equipes de segurança, as quais, por sua vez, dentro de seu papel legal de segurança administrativa e patrimonial, por exemplo, precisam estar devidamente instruídas de como atuar em casos de ameaças dentro dos campi, sempre com o objetivo de proteger a integridade física da comunidade.

 

Outra medida necessária e reivindicada nas assembleias da categoria, remete ao que fazer em caso de emergências médicas nos campi, especialmente no noturno e aos sábados, visto que não existe hoje protocolo estabelecido que ampare a comunidade. É necessário que a administração estabeleça protocolos a serem seguidos nessas situações, que devem estar adequados à realidade de cada campus. Estes precisam ser amplamente divulgados e não se pode depender de iniciativas isoladas ou voluntarismo nestas circunstâncias.

 

Setores, a exemplo de Departamentos, Colegiados de Cursos, Secretaria Geral de Cursos, responsáveis pelo organização, funcionamento e desenvolvimento das atividades fins, especialmente as atividades de ensino, precisam funcionar concomitante aos horários e turnos do oferecimento das turmas tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação. Um planejamento estratégico pode ser utilizado para que docentes e estudantes não se sintam largados à própria sorte.

 

É urgente que a administração da universidade tome as providências cabíveis e a Adusb, fiel a sua história de luta, não se furtará de cobrar da administração a adoção das medidas necessárias para reverter a atual situação de precariedade.