No Dia das/os Servidoras/es Públicas/os, é fundamental refletir sobre a importância não apenas de valorizar o trabalho, mas de também lutar ativamente por condições dignas e justas de trabalho. O serviço público, que serve à sociedade em áreas essenciais como saúde, educação e segurança, depende do bem-estar e da valorização de suas e seus trabalhadoras/es para manter a qualidade que todos desejamos.
Lutar por condições dignas de trabalho significa garantir salários justos, carga horária equilibrada, acesso à formação continuada, segurança no exercício das funções e garantia de direitos historicamente conquistados. Essa luta é essencial para proteger os direitos das/os servidoras/es e, ao mesmo tempo, assegurar um serviço público forte, acessível e de qualidade para toda a sociedade. É preciso enfrentar e denunciar as contrarreformas administrativas nas várias esferas do poder, que buscam retirar direitos dos/as servidores/as públicos/as, para garantir privilégios àqueles/as que, por trás de um falso discurso de eficiência, querem somente na verdade usurpar o fundo público e privatizar os serviços públicos.
Assim, o fortalecimento da organização coletiva e da consciência de classe se torna essencial. É a luta organizada da classe trabalhadora que impulsiona as mudanças reais e a conquista de direitos históricos.
Que este Dia das/os Servidoras/es Públicas/os seja uma lembrança de que o respeito aos direitos trabalhistas dos/as servidores/as públicos/as é condição essencial para que haja um serviço público de qualidade e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
#ReformaAdministrativaNÃO #DefesaServiçoPublico #ServidorPublico #ContraPEC32