Fórum das ADs se reúne com superintendência do Planserv nesta sexta-feira (7)

O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) se reunirá nesta sexta-feira (7), às 14h, com a superintendente do Planserv para discutir a crise no sistema de saúde das/os servidoras/es públicas/os do estado. O encontro foi solicitado pela própria superintendente, que afirmou que a reunião ocorre a pedido do secretário da Administração do Estado da Bahia (SAEB), Edelvino Góes, com o objetivo de "explicar e detalhar" as ações do governo em relação ao plano.

A solicitação acontece após uma crescente mobilização contra o sucateamento do Planserv. Na última semana, a Adufs realizou uma manifestação denunciando as dificuldades enfrentadas pelos usuários do plano, como a suspensão de contratos com clínicas e hospitais, demora no agendamento, falta de especialidades médicas e restrições para consultas e exames. Além disso, o 43º Congresso do ANDES-SN, realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro, aprovou uma moção de repúdio contra a precarização do serviço.

A crise no Planserv se aprofundou desde a aprovação da lei estadual 13.966/2018, que reduziu em 50% o aporte do governo ao plano. Em 2023, um levantamento do Ministério Público apontou que a atual contrapartida do governo, de 2,5% da receita pública, é insuficiente para garantir um atendimento adequado aos servidores.

Diante desse cenário, a garantia da qualidade nos serviços do Planserv é uma das reivindicações centrais da categoria. O ponto 1.5 da pauta de reivindicações de 2025 do Fórum das ADs destaca a necessidade de ampliação da contrapartida do governo para a manutenção do plano, transparência na gestão dos recursos e compromisso com a ampliação da rede de atendimento na capital e no interior.

Sendo assim, o movimento docente seguirá cobrando respostas concretas do governo não apenas em relação ao Planserv, mas também sobre outras demandas da categoria que seguem sem avanço, como as reuniões prometidas no final de 2024 para tratar das promoções, do fim da lista tríplice e do grupo de trabalho de mobilidade docente, que ainda não têm data para ocorrer.

Acompanhe os desdobramentos da reunião no site e nas redes sociais da Adusb.