Docentes aprovam resoluções remetidas pelo 43º Congresso ao 68º Conad

Dentre as deliberações está a realização do VIII Encontro de Comunicação e Arte e o III Festival de Cultura e Arte, no segundo semestre de 2025

Durante a noite de sábado (12), delegados e delegadas do 68º Conad do ANDES-SN deliberaram sobre itens remetidos pelo 43º Congresso, realizado em Vitória (ES), no início deste ano. As resoluções compõem o Plano Geral de Lutas do Sindicato Nacional. 

Na plenária do tema II, as e os docentes deram sequência às discussões do 43º Congresso e, dentre as deliberações, aprovaram no âmbido das Políticas de Formação Sindical que o ANDES-SN incentive as Seções Sindicais a tomarem iniciativas para concretizar as deliberações em relação ao Boicote, Desenvolvimento e Sanções (BDS), conforme aprovado no 42º Congresso, com o objetivo de fortalecer a luta contra o genocídio na Palestina, promovido pelo Estado sionista de Israel, e ampliar a solidariedade do povo palestino.

Para intensificar a denúncia da guerra contra a Palestina, foi indicado, ainda, às seções sindicais que, ao lado da campanha BDS, realizem manifestações, palestras e debates que possam ajudar na propaganda em defesa da luta do povo palestino. Também reafirmaram a luta para fazer das Instituições de Ensino Superior (IES), dos institutos federais e cefets territórios livres de apartheid. 

Já em relação às questões de Seguridade Social e Aposentadoria, foi aprovado aprofundar o debate sobre a situação específica de docentes que entraram na carreira após 4 de fevereiro de 2013, quando foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp), diante do novo cenário previdenciário. O Sindicato Nacional também seguirá na luta pelo reposicionamento e reenquadramento, na carreira docente, dos aposentados e das aposentadas. 

O ANDES-SN realizará o debate acerca de uma política de acessibilidade, que amplie a participação nos espaços do sindicato de pessoas idosas, com deficiência e com mobilidade reduzida. Da mesma forma, realizará  debate sobre medidas de atenção, no âmbito das instituições de ensino, direcionadas a docentes idosos e idosas, e fomentará o debate interno, com a sociedade, com o Ministério da Educação (MEC) e com as instituições de ensino, entorno de uma política de atenção a servidoras e servidores idosos.

No campo da Ciência e Tecnologia, as delegadas e os delegados aprovaram a luta do Sindicato Nacional pelo financiamento necessário ao desenvolvimento e manutenção de plataformas tecnológicas públicas, fortalecendo a integração de diferentes níveis de educação pública.

Em relação às Políticas de Comunicação e Arte, foi deliberada a realização do VIII Encontro de Comunicação e Arte e o III Festival de Cultura e Arte do ANDES-SN, no segundo semestre de 2025. Houve também a preocupação em aprovar a garantia de uma política de atualização permanente do site do ANDES-SN e estimular a atualização dos sites das seções sindicais, com o objetivo de manter os canais de comunicação ferramentas acessíveis e fortalecer a comunicação com a categoria e toda a sociedade.

Foi deliberada, ainda, a realização, durante os encontros regionais do Sindicato Nacional, de debates sobre arte, cultura política, luta sindical e oficinas de comunicação sindical,com diretores e diretoras responsáveis e profissionais de comunicação das seções sindicais.

Todas as resoluções remetidas pelo 43º Congresso e aprovadas no 68º Conad, constaram no relatório final que será encaminhado às Seções Sindicais, posteriormente.

“Na plenária, deliberamos importantes temas para o plano de lutas de nosso sindicato. Foram resoluções da política de comunicação, da carreira e de condições de trabalho docente que atualizam nosso plano de lutas e contribuem para seguirmos na construção de um sindicato forte e combativo”, avaliou Lívia dos Santos, 1ª vice-presidenta da Regional Planalto do ANDES-SN, que presidiu a primeira mesa da Plenária do Tema II. 

Também estiveram na coordenação da da primeira parte da plenária do Tema II, Marcelo Barreira, 2º vice-presidente da Regional Leste, João Claudino, 2º vice-presidente da Regional Rio de Janeiro, e Jacqueline Alves, 1ª vice-presidenta da Regional Leste. A Plenária do Tema II teve sequência, na manhã de domingo (13), quando foram retomados os debates e as deliberações referentes à atualização dos Planos de Luta Setoriais e Gerais do ANDES-SN.

Campanha piso salarial
Durante a plenária, foi lançada a campanha “Piso Salarial Nacional: Lutar, Conquistar, Valorizar!”, conforme deliberação do 43º Congresso do ANDES-SN. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a divulgação do piso da educação básica, que passa a ser referência na luta pela construção de uma carreira única para o magistério, defendida pelo Sindicato Nacional.

A definição do piso do magistério público como referência para o início da carreira docente foi aprovada no 15º Conad Extraordinário, realizado em 2024. A campanha foi apresentada pelo Grupo de Trabalho de Carreira Docente (GTCarreira) da atual gestão, composto por André Martins, 2º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul, Jacqueline Alves, 1ª vice-presidenta da Regional Leste, e Annie Hsiou, 3ª vice-presidenta do ANDES-SN.

Apresentação Cultural
As e os docentes que participam do 68º Conad puderam conhecer um pouco da cultura hip-hop local com Warlisson Nunes, o W MC. Atuante nas batalhas de rimas de Manaus e em disputas nacionais desde 2017, o artista trouxe versos potentes que conectaram a realidade da docência com temas como Palestina, solidariedade e luta.

68º Conad
Evento deliberativo da categoria, o 68º Conad acontece de sexta (11) a domingo (13), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o tema central “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”, o evento é organizado pela Associação dos Docentes da Ufam (Adua – Seção Sindical do ANDES-SN).

Fotos: Eline Luz / Imprensa ANDES-SN

Via andes.org.br