
Aprovada em Assembleia Geral realizada no dia 17 de novembro de 2023, no campus de Itapetinga, a Pauta Interna de Reivindicações da Adusb é fruto de ampla participação da categoria. O documento expressa uma luta que é antiga, mas sempre urgente: por melhores condições de trabalho, valorização profissional, permanência estudantil e uma universidade mais justa e democrática.
Clique aqui e acesse o documento na íntegra.
Nada foi cedido de forma espontânea ao longo da história das universidades públicas: foi a mobilização, a organização e a luta constante das/dos docentes que garantiram os avanços que temos hoje.
A pauta reivindica a garantia de ambientes laborais seguros, salubres e adequados, com equipamentos de proteção e infraestrutura compatível com suas atividades. Campanha recente promovida pelo Fórum das ADs, apresentou outro item do documento: a retomada do adicional de insalubridade, suspenso de forma arbitrária em 2015, e sua manutenção em casos de afastamento para pós-graduação ou remoção, reconhecendo os riscos das atividades docentes. A categoria também exige celeridade nos processos de progressão e Dedicação Exclusiva, além de isonomia nos pagamentos de funções de direção, assegurando os direitos trabalhistas e uma comunicação eficaz da Reitoria sobre prazos, para evitar prejuízos à carreira docente.
A luta por infraestrutura adequada e condições de permanência estudantil também ocupa lugar central nesse documento. Melhorias nos espaços acadêmicos, bibliotecas, gabinetes docentes e áreas de convivência são reivindicações que impactam diretamente o cotidiano de trabalho e estudo, além de garantias de segurança alimentar e saúde coletiva para toda a comunidade universitária.
No eixo de direitos humanos e inclusão, é exigida a implementação de políticas institucionais efetivas de combate ao assédio e à discriminação, com ações pedagógicas, protocolos de proteção às vítimas e processos de apuração céleres e justos. A pauta reafirma princípios fundamentais como a autonomia universitária, o respeito aos direitos previstos no Estatuto do Magistério Superior da Bahia e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Cada reivindicação é resultado de um processo democrático e de escuta ampla, apontando para desafios concretos vivenciados cotidianamente por docentes nos três campi da UESB.
A Adusb reforça que a implementação dessas reivindicações exige diálogo com a Reitoria, mas também pressão contínua, unidade entre os segmentos da comunidade universitária e vigilância permanente contra qualquer retrocesso. A pauta é o reflexo de resistência e luta cotidiana travada por docentes que, mesmo em meio a desafios estruturais, segue firme na defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.
Participe das reuniões setoriais, a educação pública de qualidade que defendemos é construída assim: com luta, coragem e compromisso.
Anote na agenda:
DIA: 01 de outubro de 2025 (quarta-feira), 16h
LOCAL: Auditório da Adusb - Campus de Itapetinga
DIA: 02 de outubro de 2025 (quinta-feira), 15h
LOCAL: Auditório da Adusb - Campus de Jequié
DIA: 03 de outubro de 2025 (sexta-feira), 15h
LOCAL: Auditório da Adusb - Campus de Vitória da Conquista