Novembro negro | Adusb promove debate sobre cotas étnico-raciais e combate ao racismo institucional

A Associação dos Docentes da UESB (Adusb), em mais uma ação de seu calendário de lutas e formação, convoca a comunidade universitária e a sociedade para uma importante mesa de debate sobre Cotas Étnico-Raciais e Racismo Institucional. O evento, que será realizado no dia 27 de novembro, às 14h, no auditório do sindicato no campus de Vitória da Conquista, tem como objetivo aprofundar a discussão sobre as políticas de ação afirmativa e os desafios na desconstrução das práticas racistas que persistem no ambiente acadêmico e na sociedade.

A mesa contará com a presença de Ana Luisa Sampaio de Oliveira (UNIVASF/Observatório Opará), uma das autoras do livro “A mão invisível do racismo institucional e a sabotagem da Lei de Cotas Raciais (Lei n° 12.990/2014). Lívia Arcanjo (DCE-Conquista) e Márcio Dias (AFUS-Sindicato) também farão parte da discussão. A mediação será feita por Emili Conceição, diretora da Adusb. 

Transporte

Pensando em facilitar a mobilização e garantir a participação de todas/os, a Adusb assegurará transporte para os/as docentes filiados/as dos campi de Itapetinga e Jequié. As/os docentes interessadas/os devem confirmar a presença até o dia 24 de novembro nas secretarias da Adusb do seu respectivo campus.

A luta por uma universidade verdadeiramente democrática e equitativa exige que combatamos o racismo em todas as suas formas. A política de cotas é uma conquista fundamental, mas seu sucesso depende de vigilância e do desmonte do racismo institucional que a fragiliza. Participe e fortaleça este debate!