Assembleia da Adusb aprova pauta externa de reivindicações e envia delegação para a 2ª Marcha das Mulheres Negras

A categoria docente da Uesb, reunida em assembleia nesta segunda-feira (03), na sede da Adusb, campus de Jequié, debateu os rumos do movimento docente, atualizou a Pauta de Reivindicações 2026 proposta pelo Fórum das ADs, que prioriza a defesa dos direitos trabalhistas das/dos docentes. A plenária deliberou pela participação da categoria na 2ª Marcha das Mulheres Negras, em Brasília, indicando a participação de 8 docentes na atividade. A reunião também foi marcada por um balanço das atividades de mobilização recentes e pela aprovação de representação docente para o Conselho de Campus de Itapetinga.

A assembleia iniciou com os seguintes informes do movimento:

Rodas de conversa: A Adusb dará continuidade aos encontros sobre “Atribuição de carga horária docente e condições de trabalho”, conduzidas pela professora Iracema Lima, para debater coletivamente desafios e direitos da categoria. O próximo encontro acontece em Vitória da Conquista (12/11, 9h30). A iniciativa reafirma o compromisso da entidade com o diálogo, a valorização docente e a defesa da universidade pública de qualidade.

Ajuste de datas: A Roda de Conversa em Itapetinga sobre atribuição de carga horária, originalmente agendada para o dia 13/11, será remarcada em função da reunião do Fórum das ADs agendada para o mesmo dia. 

Encontro do Setor das IDES/IMES/IEES (Campina Grande): A Adusb participou do XXI Encontro do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior do ANDES-SN, realizado em Campina Grande (PB), que reuniu docentes de todo o país para debater os desafios das universidades públicas. O evento abordou temas como desfinanciamento, precarização do trabalho docente, carreira, cotas raciais e a Reforma Administrativa. As discussões resultaram em encaminhamentos que fortalecerão a mobilização nacional em defesa da educação pública e dos direitos da categoria.

Encontro da Regional Nordeste III: A Adusb participou do 64º Encontro da Regional Nordeste III do Andes-SN, realizado na UEFS, que debateu a defesa da universidade pública e dos direitos da classe trabalhadora. A delegação da Adusb participou dos debates e atividades voltadas ao fortalecimento da organização sindical e à construção de estratégias de resistência.

Fórum das ADs (FAD): O Fórum das ADs, reunido na sede da Adusb em Jequié no dia 20 de outubro, destacou a urgência do governo do Estado da Bahia retomar as negociações para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Na reunião foi discutida a necessidade da concessão e retorno do adicional de insalubridade, a necessidade da recomposição salarial, bem como, foi realizado o debate sobre o orçamento nas universidades estaduais e a expectativa sobre a Lei Orçamentária Anual que o Governo encaminhará à Assembleia Legislativa. Também foram debatidas mobilizações contra a Reforma Administrativa.

 Mobilização Nacional: No dia 29 de outubro docentes da Uesb paralisaram as atividades nos três campi como forma de protesto contra a PEC 38/2025, da Reforma Administrativa. Enquanto isso, representantes da Adusb participaram da Marcha Nacional do Serviço Público em Brasília, reforçando a luta pela defesa dos serviços públicos, dos direitos dos servidores públicos e da educação pública.

Adesão à Adusb: Foi comemorado o expressivo e contínuo crescimento no número de novas filiações à Adusb, refletindo a confiança da categoria no trabalho desenvolvido e o fortalecimento coletivo na defesa dos direitos docentes e da educação pública.

Aprovação da pauta externa

Após amplo debate, a assembleia aprovou por unanimidade a atualização da pauta externa de reivindicações da categoria, sugerida pelo Fórum das ADs, a ser protocolada junto ao Governo do Estado. 

As principais atualizações incluem a incorporação de novos pontos de luta, como a questão do anuênio não contabilizado durante a pandemia; e o pagamento de DAS aos/as docentes em cargos de direção ou coordenação acadêmica. 

A luta pelo adicional de insalubridade e a defesa do orçamento das universidades seguem como lutas do movimento docente superior estadual. A presidenta da Adusb, Iracema Lima, reforçou que a conquista desses direitos depende do engajamento de toda a categoria: “A luta só traz resultado quando a categoria acredita e se empenha na defesa dos nossos direitos".

Adusb na 2ª Marcha das Mulheres Negras

A assembleia aprovou a participação da Adusb na 2ª Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá em Brasília no dia 25 de novembro.

O ponto foi apresentado pela professora Alda Fátima, diretora sindical da Adusb em Jequié e coordenadora do GTPCEDS. Esta marcha nacional, que tem a expectativa de reunir 1 milhão de mulheres, acontece 10 anos após a primeira marcha (2015) e ocorre em uma data simbólica, que é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

A marcha reivindica a luta por reparação, por melhores condições de trabalho e de vida, o combate ao racismo estrutural e institucional e o fim da violência de gênero e do feminicídio, pautas diretamente ligadas à realidade de milhões de mulheres negras no Brasil.

A assembleia aprovou por unanimidade a utilização do fundo de mobilização para custear a atividade, que terá a seguinte delegação:

Luana Caetano Thibes (indicação do GTPCEGDS)  

Silvana do Nascimento

Alda Fátima de Souza 

Lidia Nunes Cunha

Nubia Regina Moreira 

Dulcineia da Silva Adorni

Emili Almeida da Conceição

Francislene Cerqueira de Jesus

Conselho de Campus de Itapetinga

Seguindo cumprindo sua função de disputar o projeto da universidade pública, gratuita e de qualidade, também nos espaços Institucionais, a assembleia da ADUSB  aprovou seu nome da professora Sônia Theodoro para compor a representação docente no Conselho de Campus de Itapetinga.