Nota de repúdio do GTPCEGDS | Adusb/Andes-SN contra o fechamento Casa do Estudante Quilombola Dandara dos Palmares

O GTPCEGDS (Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual) da ADUSB/ANDES-SN vem manifestar seu repúdio em decorrência do fechamento da Casa do Estudante Quilombola Dandara dos Palmares pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, ocorrido no dia 05 de dezembro, conforme nota publicada pela mesma. 

A Casa do Estudante Quilombola Dandara dos Palmares foi idealizada por Elizabeth Ferreira Lopes Moraes (Beta) a partir da criação do Pré-Vestibular Dandara dos Palmares, um projeto social construído com o objetivo de promover a inclusão educacional de pessoas negras e não negras em situação de vulnerabilidade social, quilombolas e indígenas. Sua criação se deu no dia 20 de março de 2008, sendo a primeira Casa do Estudante Quilombola do Brasil. O fechamento ocorre após o recente falecimento de sua idealizadora e coordenadora e o mês da Consciência Negra, e no mesmo dia em que a Prefeitura fez um pedido de empréstimo de R$400 milhões à Câmara de Vereadores, em que falta clareza sobre a destinação do empréstimo, uma vez que o texto enviado à Câmara não detalha quais obras serão realizadas com o recurso.

Uma cidade que foi e é construída por mãos negras, quilombolas e periféricas precisa de dirigentes que defendam a população em sua diversidade e que lute pela reparação do povo negro em função de uma dívida histórica do país. Medidas como essa aprofundam desigualdades e se configuram como racistas, haja vista que prejudicam a população negra, explorada e oprimida historicamente.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade de classe aos e as estudantes quilombolas! A luta dos povos quilombolas,  sobretudo da juventude quilombolas ao acesso à educação, à igualdade e pelo direito de existir com dignidade, é uma luta de todos e todas!

Nenhum direito a menos!