Assembleia da Adusb decide representação docente na comissão eleitoral das eleições para a reitoria da Uesb

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 19 de dezembro, no auditório da Adusb do campus de Itapetinga, a categoria docente decidiu os quatro nomes que a representarão na comissão eleitoral para as eleições da reitoria da Uesb no quadriênio de 2026 a 2030.

 

Informes

 

O mês de dezembro não foi apenas de encerramento burocrático, mas de intensa presença nas ruas e fortalecimento dos laços da categoria. A Adusb participou ativamente de atos em defesa da democracia e dos direitos das mulheres.

 

Em Vitória da Conquista, o sindicato somou forças no ato “Mulheres Vivas”, no dia 7 de dezembro, e voltou às ruas no dia 14 para o ato contra a dosimetria da pena de golpistas, cobrando justiça plena contra os atentados à democracia. Já em Jequié, a mobilização ocorreu no dia 18 de dezembro, com a participação da Adusb no ato contra o feminicídio, reforçando a luta pelo fim da violência de gênero.

 

Além da agenda de lutas, o mês também foi marcado pelas confraternizações de final de ano, que reuniram professores e professoras nos três campi da Uesb, nos dias 5, 6 e 12 de dezembro, proporcionando momentos de integração e celebração após um ano de intenso trabalho.

 

A diretoria informa a toda a categoria sobre o regime de funcionamento neste período de fim de ano e férias.

 

Final de ano: A Adusb funcionará em regime de plantão.

Férias Coletivas: até o dia 19 do mês de janeiro, o secretariado estará de férias.

 

Licença de diretor

 

Durante a assembleia, a presidência da Adusb informou o pedido de afastamento do diretor financeiro regional de Jequié, Daniel de Melo Silva, que solicitou licenciamento temporário do cargo para participar do processo eleitoral universitário, integrando uma das chapas como candidato a vice-reitor. A solicitação foi acatada pela Diretoria, considerando o compromisso ético, político e institucional de preservar a autonomia da entidade e assegurar a distinção entre as atribuições da direção sindical e a participação no pleito. A decisão reafirma o compromisso da Adusb com a transparência e o fortalecimento da organização sindical.

 

Comissão eleitoral para as eleições da Uesb 

 

Durante a plenária, a diretoria apresentou o regimento eleitoral aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) nos dias 9 e 10 de dezembro. Segundo o documento, a Comissão Eleitoral será composta por 12 membros, garantindo a representatividade de todos os segmentos: três docentes, três discentes, três técnicos/analistas universitários e três indicações do Consu.

 

Para ocupar as três vagas titulares destinadas à categoria docente, a assembleia aprovou nomes que contemplam a representatividade dos três campi e uma suplência. 

 

Confira os representantes aprovados: 

 

Vitória da Conquista: Vinicius Correia Santos

Jequié: Roseli Maria Cardoso Ribeiro

Itapetinga: Elson Lemos

Suplência: Bernardino Galdino de Sena Neto

 

A definição garante a fiscalização e a participação ativa dos professores e professoras na condução democrática do próximo pleito.