if ($elements['image_label']) {?>
Na sexta-feira, 29 de maio, docentes das quatro universidades estaduais da Bahia participam de um grande Instagramaço, convocado pelo Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs). A mobilização virtual denuncia os 10 meses sem reunião entre o Governo do Estado e o movimento docente, apesar do compromisso firmado de manutenção permanente da mesa de negociação.
A ação é organizada pela Adusb e demais associações docentes como forma de pressionar o governador Jerônimo Rodrigues a retomar o diálogo com a categoria. Desde a última reunião, realizada em 29 de julho de 2025, quando o movimento conquistou o avanço das promoções docentes nas UEBA, o governo não voltou a receber as representações docentes.
Ao longo do dia, professoras e professores utilizam suas redes sociais para cobrar respostas sobre a pauta de reivindicações protocolada em dezembro de 2025 e ainda sem encaminhamento por parte do Executivo estadual. Entre as reivindicações estão questões relacionadas aos direitos trabalhistas, valorização da carreira, orçamento das universidades estaduais e autonomia universitária.
A mobilização convoca a categoria a publicar cards da campanha, comentar nas redes oficiais do governo estadual e marcar deputados e deputadas baianas em postagens cobrando posicionamento sobre o impasse. A frase “Vamos dialogar, Jerônimo? Convoque o movimento docente para reunião!” é utilizada de forma massiva durante a ação.
Esta ação integra um conjunto de mobilizações que vêm sendo realizadas desde o início do ano, incluindo campanhas em outdoors, busdoors, paralisações e ações públicas. O silêncio do governo diante das reivindicações amplia o clima de insatisfação entre os docentes e reforça a necessidade de intensificação da luta em defesa das universidades estaduais baianas.
O movimento docente destaca que segue mobilizado até que o Governo da Bahia reabra a mesa de negociação e apresente respostas concretas para a pauta apresentada pela categoria.
Direito se cumpre! Defender o Estatuto é Fortalecer a Universidade.