NOTA DA DIRETORIA DA ADUSB: Adusb repudia truculência contra participantes do 32º Grito dos Excluídos durante o 7 de Setembro em Vitória da Conquista

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) manifesta seu repúdio à conduta truculenta relatada pelos/as participantes do 32º Grito dos Excluídos durante o desfile de 7 de Setembro, em Vitória da Conquista.

Por volta do meio dia, entre as avenidas Brumado e Integração, integrantes da mobilização popular foram alvo de uma abordagem marcada pela truculência por parte de integrantes do desfile e servidores municipais envolvidos na organização do evento. O episódio expôs manifestantes a uma situação incompatível com o respeito que deve orientar a relação do poder público com aqueles que exercem, de forma legítima, o direito à livre manifestação.

A Diretoria da Adusb se solidariza com as/os participantes do Grito dos Excluídos e reafirma seu compromisso com a defesa intransigente das liberdades democráticas, do direito à organização coletiva e da livre manifestação política. Nos solidarizamos, especialmente, com o professor da Uneb, Marcelo Neves, que está internado devido à agressão sofrida no ato. É inadmissível que a classe trabalhadora seja impedida de cumprir passivamente seu papel no desfile que, ironicamente, aconteceu em defesa da terra, da PAZ e da moradia, intensificando, também, a luta contra a escala 6x1. Não nos calaremos diante de qualquer tentativa de naturalizar práticas de truculência contra movimentos sociais e de trabalhadores e trabalhadoras.

Diretoria da Adusb
Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia