Adusb participa do 39º Congresso do Andes-SN, fortalecendo a democracia interna no sindicato
Foto: Andes-SN

O Congresso do Andes-SN é a maior instância de deliberação do sindicato nacional, responsável por definir a centralidade da luta e o planejamento do ano. O evento foi realizado em São Paulo, de 4 a 8 de fevereiro. O 39º Congresso foi o maior da história do Andes-SN, com participação de mais de 600 pessoas e cerca de 80 seções sindicais. A Adusb integrou as atividades com delegação composta por 8 delegadas/os e 2 observadoras/es.

Preparação

Como um sindicato que se organiza pela base, o Andes-SN inicia os preparativos para o congresso antes do evento em si, com o envio do Caderno de Textos. Com o objetivo de valorizar o debate na base sobre os rumos do sindicato nacional, a Adusb realizou assembleias nos dias 27 e 30 de janeiro para discussão do material encaminhado. Além de definir as posições da seção sindical a serem levadas para o congresso, a assembleia também escolheu sua delegação.

O congresso

As atividades foram realizadas em uma intensa programação da manhã até a noite. Os textos resolução (TRs) são discutidos em grupos de trabalho menores, iniciados por eixos diferentes e com participação de pelo menos um representante de cada associação docente, com o objetivo dar conta de todo caderno e levar os debates de toda base do Andes-SN.

Uma nova metodologia, construída pela base anteriormente e referendada no regimento aprovado no início do congresso, foi inaugurada para dinamizar os trabalhos. A plenária de conjuntura não trouxe apresentação dos TRs, privilegiando assim o tempo de discussão. TRs aprovados sem modificação em todos os grupos de trabalho em que foram discutidas, foram automaticamente aprovados, conforme a metodologia aprovada. A plenária final teve teto máximo de 23h59 para não exaurir os participantes e assegurar a manutenção da qualidade das discussões. 

O compromisso do Andes-SN com a sua democracia interna e valorização efetiva do sindicalismo de base também é refletido no formato de votação do congresso. A diretoria do Andes-SN não possui voto nos grupos de trabalho e apenas um voto nas plenárias. Diretoras e diretoras do Andes-SN que participam como delegadas e delegados por sua seção sindical não podem atuar nas tarefas da diretoria durante o congresso.

CONAD na Adusb

Outro importante espaço de deliberação do Andes-SN é o CONAD, responsável por atualizar o plano de lutas do sindicato nacional. A Adusb terá a importante tarefa de sediar a atividade nacional em 2020. A previsão é de que seja realizado de 26 a 28 de junho, na Uesb, campus Vitória da Conquista.