28 de junho: Vamos celebrar 51 anos da Revolta de Stonewall e fortalecer a luta em defesa dos direitos LGBTs

A CSP-Conlutas realizará no dia 28 de junho um grande dia de atividades para celebrar o aniversário de 51 anos da Revolta de Stonewall com muita luta. A data rememora um importante levante LGBT que ocorreu em Nova York, em 1969, que até hoje é referência na mobilização pelos direitos das LGBTs.

Em 28 de junho de 1969, após repetidas batidas policiais num bar chamado Stonewall Inn, um grupo de pessoas composto pela comunidade LGBT trancou os policiais no estabelecimento, numa atitude de resistência após quatro noites de ataques violentos contra os frequentadores do local. Foram quatro dias de batalha, em que fecharam as ruas com barricadas, enfrentaram a polícia e ganharam apoio da população e dos movimentos sociais.

Um ano depois, para celebrar a data da revolta, foi organizada uma passeata para relembrar a batalha travada nas ruas no entorno do Stonewall, dando início assim às Paradas do Orgulho LGBT ao redor do mundo.

A força e a importância deste episódio histórico até hoje é um exemplo para a luta contra a opressão em todo o mundo. Nesta data, a comunidade LGBT reforça que ainda existe muito a avançar no combate à LGBTfobia.

No ano de 2019, Brasil registrou 329 mortes de pessoas LGBT , o que representa uma morte a cada 26 horas. Os dados são do relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB). Foram 297 homicídios e 32 suicídios.

O país também é um dos que mais mata travestis e transexuais. Entre 2008 e 2016, ao menos 868 pessoas trans e travestis foram mortas, de acordo com dado publicado pela ONG Transgender Europe (TGEu).

Já o governo de ultradireita de Bolsonaro aprofunda ainda mais o preconceito contra os LGBTs com sua política declaradamente preconceituosa e lgbtfóbica, que agravam a discriminação, exclusão social e violência contra este setor. Sem contar, que as LGBTs sofrem com ainda mais força as políticas ultraliberais que aumentam o desemprego, o subemprego e a informalidade.

Neste sentido, o Setorial LGBT da CSP-Conlutas aponta que é importante que em meio a tantos retrocessos que o movimento sindical siga ombro a ombro para romper com essa lógica capitalista que oprime setores que ainda enfrentam desafios para garantir o avanço em seus direitos.

Relançamento da cartilha – Como parte das ações para a data, o Setorial LGBT da CSP-Conlutas fará o relançamento da cartilha feita em 2019, que destaca os diversos ataques contra as LGBTs e alerta sobre como o capitalismo e os governos autoritários e opressores agem para manter a discriminação e a violência contra esses setores minoritários.

Confira aqui o material

Lives políticas e culturais para marcar a data – O Setorial LGBT da CSP-Conlutas também fará no fim de semana, nos dias 27 e 28 de junho, uma programação intensa de atividades nas redes sociais para marcar esse dia de luta. A atividade será transmitida pela página do Setorial LGBT da CSP-Conlutas e na página do facebook da CSP-Conlutas Nacional.

A programação começa no sábado (27), com a exibição do filme “Orgulho e Esperança”, às 19h.

No domingo, às 10h, o Setorial realizará uma live internacional, para debater a situação das LGBTs trabalhadoras no mundo. O debate contará com a participação de Vanessa Valverde, da Costa Rica; Ame Luna, do Estado Espanhol; Sérgio Vitorino, de Portugal; Ronan Gillespie , do Estados Unidos e mediação de Anderson Nogueira.

No mesmo dia, às 14h, haverá uma live nacional que debaterá a situação das LGBTs no Brasil. As debatedoras serão Alessandro Furtado, do Setorial Nacional LGBT da CSP-Conlutas; Sarah Fagundes, PSTU, ativista trans e acadêmica de Direito; Dani Nunes, atleta trans e ativista de direitos humanos; Adriana Fernandes, Movimento Mulheres em Luta; e , na mediação, Felipe Fernandes, do Coletivo Auroras.

A programação será finalizada às 18h, com uma live cultural, com performances artistas de  diversas expressões de arte. Entre os nomes confirmados estão Alex (poesia) Macaé RJ, Tiago Silva (poesia) Natal/RN, Larissa Comodaro (Poesia) São José dos Campos/SP, Paulo Augusto (cantor) São Paulo/SP,  Meg (poesia) Palhoça/SC,  Karina Kerr (bordadeira) Florianópolis/SP , Lucas Pereira (Performance) Rio de Janeiro/RJ, Candy Boom (performance) Florianópolis/SC,  Vinícius (dançarino) São Paulo/SP e Jehnny (cantora) Florianópolis/SC, Mel Campus (Atriz) Itália.

 “Esse é um importante marco na garantia de direitos das LGBTs trabalhadoras. Para a CSP-Conlutas, é muito importante lutarmos contra toda forma de opressão e exploração. Por isso, vamos promover nesse dia várias atividades para fortalecer nossas lutas”, destacou o membro do Setorial LGBT e do coletivo Rebeldia Leonardo Medeiros de Souza.