Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público é lançado nesta sexta-feira (31)

Servidores públicos federais, estaduais e municipais estarão mobilizados nesta sexta-feira (31/7) para o lançamento virtual do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público. A atividade acontecerá às 16h no canal do YouTube do SINDFISCO. A Adusb será representada pelo seu vice-presidente Alexandre Galvão. O funcionalismo público denuncia os recorrentes ataques aos seus direitos trabalhistas e defendem mais investimento público para a melhoria do atendimento à população.

O Fórum foi criado em janeiro de 2020, durante as mobilizações dos servidores públicos contra mais uma reforma da previdência do governo Rui Costa (PT). A Adusb participa das articulações desde o princípio. O manifesto de lançamento do Fórum destaca a importância de “manter a unidade como única forma de atuarmos na conjuntura com capacidade de influenciá-la em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Leia o manifesto de lançamento na íntegra.

Servidoras e servidores entendem que é necessário transparência e utilização responsável dos recursos públicos. No entanto, esse não deve ser o argumento para penalizar os serviços públicos com constantes cortes e contingenciamento de verbas e desrespeito aos direitos trabalhistas. Afinal de contas é a população em vulnerabilidade social a mais prejudicada pela política de desmonte que acontece em âmbito federal, estadual e municipal.

O manifesto de lançamento também defende que o conjunto de ataques aos serviços públicos “representará o abandono total de proteção a todos que deles necessitam. Só terá assistência quem puder pagar por ela. A população do nosso país tem direito e precisa do SUS, de escolas, de segurança pública, de assistência judicial, proteção dos direitos, fiscalizações em geral e em especial sobre remédios e alimentos, pesquisas em várias áreas etc., feitos gratuitamente”.

A presidente da Adusb, Soraya Adorno, classifica a participação em espaços como o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público como de suma importância. “Vivemos em um momento político extremamente delicado. A pandemia escancara as contradições sociais e milhares de vidas estão sendo perdidas em nome do lucro dos ricos. Mais do que nunca a população precisa de um serviço público forte, pois para muitos essa é a diferença entre a vida e a morte. No entanto, não teremos um serviço público de qualidade sem que o funcionalismo seja tratado com respeito e tenhamos um investimento público que de fato corresponda com as necessidades da população. Portanto, espaços de unidade como esse são extremamente importantes”, ressalta a dirigente sindical.

Acompanhe a atividade no YouTube.