NOTA DA DIRETORIA DA ADUSB EM SOLIDARIEDADE ÀS DIRIGENTES DO SIMMP

No dia 31 de agosto de 2020, o prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, cortou de forma arbitrária os salários de duas servidoras públicas, profissionais do magistério, que atualmente exercem cargos sindicais no Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP).  A atitude do prefeito é uma demonstração de truculência e perseguição aos profissionais que atuam no sindicato, procurando arrefecer a luta da categoria contra os desmandos, os ataques à educação e servidores públicos do município.

A ADUSB, seção sindical de um sindicato classista, o ANDES-SN, se solidariza com as profissionais e por extensão, com todas as trabalhadoras e os trabalhadores da educação da rede municipal de ensino do município. Denunciamos e denunciaremos sempre este covarde ataque do governo municipal, que com essa “granada” pensa destruir e enfraquecer a luta da classe trabalhadora por meio dessa atitude desumana e machista, com a suspensão dos meios de sobrevivência de duas mulheres trabalhadoras.  

Por entendermos que se trata também de uma forma de criminalizar a luta sindical, a diretoria da ADUSB disponibiliza apoio político, material e jurídico ao SIMMP e às profissionais atingidas. Não podemos aceitar que em um momento de pandemia, no qual milhares de vidas de trabalhadoras e trabalhadores estão sendo perdidas por conta da COVID-19, governos municipais, estaduais e, em especial, o federal, continuem insensíveis às condições de trabalho, retirando direitos, atacando os sindicatos, cortando e reduzindo salários dos servidores públicos e dos trabalhadores terceirizados, setor da classe que também se encontra muito vulnerável ante a esses ataques, como é o caso dos terceirizados das Universidades Estaduais da Bahia.

Assim, reafirmamos, que nossa maior arma contra estes desmandos é a solidariedade de classe, porque apenas unidos na luta poderemos enfrentar essa avalanche de ataques dos defensores do capital.  

A SOLIDARIEDADE RESISTE

Hoje e sempre

 

Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, 01 de setembro de 2020

Diretoria da ADUSB