Fórum de Servidores da Bahia se mobiliza contra a Reforma Administrativa

Sindicatos e centrais sindicais participaram da Plenária Estadual em Defesa do Serviço Público, na terça-feira (14), para debater a Reforma Administrativa (PEC 32). Representações da Adusb e da CSP-Conlutas estiveram presentes. As discussões sobre a participação da Bahia nas mobilizações do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos foram iniciadas. Os encaminhamentos finais serão concluídos na próxima plenária, a ser realizada em 22 de setembro às 19h, na plataforma Zoom. A Adusb foi representada pelo seu vice-presidente Alexandre Galvão.

Os impactos da Reforma Administrativa para os servidores e serviços públicos foram apresentados pelo presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do IPEA, José Celso Cardoso Júnior. O dirigente sindical afirmou que “essa Reforma promete melhorias de desempenho do Estado, mas baseada na visão liberal/negativa que esse governo tem do Estado e na sua visão anacrônica e ultrapassada em relação ao papel desse Estado, essa Reforma desmontará completamente a estrutura de prestação de serviços gratuitos à população”. José Celso também alertou ao fato de que os servidores públicos atuais serão atingidos pela PEC 32 de diversas formas, inclusive com a extinção do regime jurídico dos servidores públicos.

Assista na íntegra a Plenária e saiba mais sobre a Reforma Administrativa.

Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) iniciou uma articulação nacional também com o funcionalismo estadual e municipal para barrar os ataques da Reforma Administrativa. O Dia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos acontecerá no dia 30 de setembro e as articulações dos servidores públicos para fortalecer a mobilização estão ocorrendo por todo país.

Na avaliação de Alexandre Galvão, “a construção de ações unificadas pode nos levar a um recuo por parte do governo, principalmente por parte de deputados, e também o convencimento junto à população do nosso país da importância do serviço público para o Brasil neste momento. Defender o serviço público é defender a classe trabalhadora, é defender os direitos da classe trabalhadora e lutar por condições melhores de vida em nosso país”. 

A Plenária Estadual em Defesa do Serviço Público já aprovou a participação nas atividades do dia 30 de setembro e organização junto ao FONASEFE de uma campanha nacional unificada contra a Reforma Administrativa. Além disso, foi encaminhado apoio à greve dos Correios e à greve sanitária dos trabalhadores do Tribunal Regional Eleitoral, bem como à campanha da Auditoria Cidadã da Dívida #EHORAdeVIRARoJOGO, que defende o fim da PEC 10 e taxação das grandes fortunas. A próxima Plenária Estadual, no dia 22 de setembro às 19h, definirá as ações que serão realizadas na Bahia. A Plenária Nacional para construção das mobilizações do dia 30 de setembro acontecerá no dia 28 de setembro às 17h. Os links das reuniões serão divulgados na página do Facebook e grupos do whatsapp do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público.

Curta a página do Fórum.

Os ataques na Bahia

O vice-presidente da Adusb alertou ao fato de que antes mesmo da Reforma Administrativa os servidores baianos enfrentaram investidas do governo estadual. “Nós estamos com salários congelados há mais de cinco anos. Nós tivemos uma série de medidas que atacaram os direitos dos servidores públicos estaduais e em janeiro desse ano fizemos uma brava luta contra a Reforma da Previdência no Estado da Bahia, momento que mostrou a articulação de todos os sindicatos e centrais sindicais na luta contra o ataque do governo Rui Costa”, ressaltou.

#NaoaReformaAdministrativa

#ReformaAdministrativaNao

#NaoaPecdaRachadinha

#PecdaRachadinha

#EHORAdeVIRARoJOGO

Com informações do Fórum Baiano em Defesa dos Servidores Públicos