Assembleia aprova prestação de contas 2019

Professoras e professores da UESB reunidos em assembleia virtual, nesta terça-feira (22), aprovaram as contas do ano de 2019. As planilhas com os balancetes foram apresentadas pela diretoria, conforme padrão didático aprovado anteriormente. O Conselho Fiscal da Adusb, formado por membros eleitos pela categoria, também se manifestou favorável à aprovação da prestação de contas.

A diretoria informou aos presentes que a prestação de contas deveria ter sido feita no início de 2020. No entanto, por conta da pandemia e da dificuldade em realizar assembleias, o Conselho Fiscal ficou desfalcado e só foi recomposto posteriormente.

As contas da Adusb em 2019 utilizadas para o pagamento das despesas iniciaram e encerraram o ano com saldo positivo. O Fundo de Mobilização Permanente foi utilizado durante a greve da categoria para financiar atividades de mobilização e chegou em dezembro com resultado positivo. Como é de se esperar de um sindicato classista, as atividades sindicais continuam sendo a principal despesa da Adusb.

Desde 2016 não é mais possível consignar o valor cheio da Unimed no contracheque de parte da categoria, o que tem trazido problemas para o recebimento destes valores. A Diretoria da Adusb tem trabalhado para que o pagamento do plano não onere o caixa do sindicato, colocando em prática os mecanismos de fiscalização e cobrança aprovados pela categoria.

Os balancetes trimestrais de 2019 foram encaminhados aos membros do Conselho Fiscal para análise aprofundada. “Quando analisamos as contas gerais de entradas e saídas, além da conferência do detalhamento das despesas geradas nos períodos em apreço, constatamos que os lançamentos estão em acordo com os procedimentos contábeis, no que se refere às características qualitativas fundamentais de relevância e representação fidedigna, além das características de melhoria, sejam elas, comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade das informações e dados analisados”, afirma o documento do Conselho Fiscal. A categoria decidiu pela aprovação das contas de 2019 sem votos contrários.

Confira os balancetes e o parecer do Conselho Fiscal.