Assembleia da Adusb aprova regimento eleitoral

Durante a assembleia virtual da Adusb, realizada nesta quinta-feira (25), a Comissão Eleitoral apresentou proposta de regimento eleitoral para apreciação da categoria. Após discussão, foi aprovado com alterações. O documento discrimina como cada etapa da eleição ocorrerá, além de um calendário eleitoral detalhado. A assembleia também autorizou a substituição de membro da comissão eleitoral. A votação acontecerá de 26 a 28 de abril e as chapas podem se inscrever até 31 de março às 17h30.

Confira o regimento eleitoral na íntegra.

Inscrição das chapas

Ainda está em curso o período de inscrições de chapas, até às 17h30m do dia 31 de março de 2021. A direção da Adusb é composta por 19 docentes sindicalizados, sendo 9 da diretoria geral, 5 da diretoria regional de Jequié e 5 da diretoria regional de Itapetinga. Para a inscrição a chapa deve apresentar um formulário por membro, com nome completo, matrícula, cargo ocupado na chapa, departamento e declaração de não ocupação de cargo de confiança da reitoria da UESB, tudo devidamente datado e assinado por cada um.  Cada formulário deve ser impresso, assinado pelo membro a que se refere e o conjunto dos formulários deve ser digitalizado em um único arquivo PDF e enviado como anexo para adusbsecretaria@gmail.com.

Como funcionará o processo eleitoral?

Docentes filiados à Adusb acessarão o link da eleição que será disponibilizado no site da Adusb e serão encaminhados a uma das duas mesas virtuais de identificação, que podem ser formadas por professores, estudantes e técnicos da UESB. O presidente, o secretário e um fiscal de cada chapa da seção eleitoral comprovarão a identidade do docente por meio de documento oficial com foto e câmera de vídeo do equipamento do votante. Finalizado esse processo, o docente receberá por SMS ou e-mail o link para votação e terá até 10 minutos para votar. Um comprovante de votação, sem a identificação do conteúdo do voto, será disponibilizado ao final.

Caso aconteça algum problema e não consiga votar, o docente poderá retornar à mesa de identificação e solicitar novo link. Em situações em que ocorra algum tipo de divergência nos dados, como não constar na lista de votantes ou na falta de alguma informação necessária ao processo eleitoral, o voto será registrado em separado (com garantia do sigilo do voto) para posterior conferência pela comissão eleitoral.

Campanha eleitoral

A campanha acontecerá de forma virtual de 5 a 25 de abril. Não são permitidas ofensas pessoais ou que firam a dignidade e honra de integrantes das chapas, sob pena de impugnação da chapa de quem feriu o regimento. Recursos e estruturas da Adusb não poderão ser usadas, salvo por solicitação da comissão eleitoral. Os materiais das chapas divulgados pela comunicação da Adusb devem seguir os princípios da isonomia e equidade entre as chapas.

Quando saem os resultados?

A apuração será iniciada logo após o término da votação e concluída em até 48h, com divulgação imediata dos resultados. O prazo de 48h se faz necessário pois, no sistema escolhido, para garantir segurança e lisura ao processo, o processo de descriptografia dos votos requer o uso das chaves digitais pessoais e intransferíveis da comissão eleitoral. Portanto, o resultado final será publicado no máximo até o dia 4 de maio às 19h. Será vencedora a chapa que receber a maioria simples dos votos.

A comissão eleitoral

Por conta de solicitação de motivação pessoal, a professora Alba Benemérita solicitou o seu desligamento da comissão eleitoral. Após apresentação do pedido, a assembleia autorizou a substituição pela professora Marina Helena Chaves Silva. A comissão eleitoral passou então a ter a seguinte composição: Débora Cardoso da Silva e Leonhard Krause do campus de Itapetinga, Marina Helena Chaves Silva e Jeferson Chagas do Nascimento do campus de Jequié; Altemar Brito Lima e Roque Mendes Trindade do campus de Vitória da Conquista.

Contatos com a comissão eleitoral podem ser feitos através do e-mail comissaoeleitoraladusb2021@gmail.com .

Calendário eleitoral

1ª Reunião da Comissão Eleitoral – 22 de março de 2021

Prazo máximo para filiação à Adusb com direito a voto – 17h30m do dia 31 de março de 2021

Registro das chapas – De 15 de março de 2021 até às 17h30m do dia 31 de março de 2021

Homologação das chapas – 1 de abril de 2021

Prazo para apresentação de recursos à homologação das chapas: 03 de abril de 2021 até 11h30m

Julgamento de recursos: 03 de abril, com divulgação dos resultados até 19h30m

Campanha eleitoral – De 5 a 25 de abril de 2021

Votação – 26, 27 e 28 de abril de 2021 das 9h às 19h

Apuração da eleição – 28 de abril de 2021

Divulgação dos resultados – até às 19h do dia 30 de abril de 2021

Prazo para apresentação de recursos ao resultado da eleição: até às 18h do dia 03 de maio de 2021

Julgamento dos recursos ao resultado final da eleição – até às 18h do dia 04 de maio de 2021

Divulgação do resultado final – até às 19h do dia 04 de maio de 2021

Posse da nova diretoria – até 15 dias após a proclamação dos resultados