Saiba mais sobre a vacinação dos profissionais da educação na Bahia

Conforme decisão da Comissão Intergestores Bipartite, os profissionais da educação da Bahia foram incluídos no plano de vacinação contra a covid-19 como prioridade. A imunização de docentes e técnicos da UESB já foi iniciada em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. A vacinação desses profissionais é uma importante vitória. No entanto, é preciso que a vacina alcance com mais rapidez todas e todos brasileiros, que enfrentam os amargos efeitos da pandemia, responsável pela morte de mais de 400 mil pessoas no país.

Jequié

A vacinação para profissionais do ensino superior estadual a partir dos 55 anos foi iniciada em 29 de abril. Na segunda-feira (3), a vacinação passou a contemplar a faixa etária de 50 a 54 anos e desde a quarta-feira (5) estão sendo vacinados profissionais da educação de 45 a 49 anos. De acordo com a Prefeitura, a vacinação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco. É necessário apresentar documento de identificação e estar presente na lista encaminhada à Prefeitura de Jequié pela UESB para receber a 1ª dose do imunizante de Oxford.

Vitória da Conquista

Profissionais da educação de 55 a 59 anos começaram a ser vacinados na quarta-feira (5) com a vacina de Oxford. No dia seguinte (6) a faixa etária foi ampliada para 50 a 59 anos. A imunização está ocorrendo das 9h às 16h, no drive-thru da UFBA e nos pontos fixos para pedestres da quadra da Igreja Nova Sião, Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos, Colégio Paulo VI, Paróquia Rainha da Paz, Salão Paroquial da Santa Luzia e quadra esportiva da Fainor. A Prefeitura exige a apresentação de documento de identificação com CPF e cópia do contracheque de abril de 2021.

Itapetinga

O município iniciou a etapa da vacinação que abrange professores e técnicos da UESB com mais de 55 anos na terça-feira (4). A 1ª dose da Astrazeneca está sendo aplicada das 8h às 16h, nos Postos Guilherme Dias, Vila Riachão, José Luna, Clodoaldo Costa, Américo Nogueira e Bandeira do Colônia. É necessário apresentar documento de identificação e estar presente na lista da UESB encaminhada à Prefeitura de Itapetinga.

Fique atento/a!

Devido ao atraso do governo Bolsonaro na compra de vacinas, há escassez de doses e imprevisibilidade na chegada de novos lotes. Por isso é importante acompanhar diariamente as redes sociais e sites das respectivas prefeituras para informar-se sobre as alterações de calendário e grupos de vacinação.

Dificuldade para vacinar

Alguns docentes das Universidades Estaduais da Bahia que não residem na mesma cidade do campus em que estão lotados encontraram dificuldades para vacinar, devido à exigência de algumas prefeituras de moradia na cidade de trabalho. A Assessoria de Gestão de Pessoas da UESB (AGP) informou que o Fórum de Reitores "assinou um ofício coletivo reiterando o pedido para que a vacinação ocorra em qualquer município mediante comprovação do vínculo (conforme ocorre com profissionais de saúde e idosos)". Caso o problema persista, a Adusb solicita que os docentes encaminhem e-mail com o relato para adusbsecretaria@gmail.com .

Retorno das atividades presenciais

A Adusb comemora o início da vacinação dos profissionais da educação da UESB. Reitera que professores e professoras continuam trabalhando, mesmo durante a pandemia, na pesquisa, na extensão e no ensino, na modalidade remota, nos cursos de graduação e pós-graduação. Reiteramos ainda a posição da categoria de que o retorno das atividades presenciais na universidade ocorra apenas depois da imunização de todas e todos para que nenhuma vida seja colocada em risco.