Adusb define delegação para o Encontro do setor das IEES-IMES do ANDES-SN

Em assembleia, realizada no campus de Jequié, na quinta-feira (4), professoras e professores da UESB discutiram participação no XVIII Encontro do setor das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais (IEES-IMES) do ANDES-SN. O evento acontece de 19 a 21 de agosto em Londrina. A delegação da Adusb contará com quatro docentes.

O arrocho salarial e falta de investimentos nas IEES e IMES são realidade por todo Brasil. Diante disso, professoras e professores seguem mobilizados, fortalecendo a luta do setor no ANDES-SN. A campanha “Universidades Estaduais e Municipais: Quem conhece defende” tem discutido nacionalmente pautas importantes do setor, além de mostrarem a importância destas instituições para a população. A realização do 65º CONAD, sediado na UESB, campus Vitória da Conquista, também contribuiu para a divulgação da luta das Universidades Estaduais, em especial as baianas.

Neste sentido, a assembleia avaliou como importante a participação da categoria no Encontro das IEES-IMES para denunciar as perdas salariais impostas pelo governo Rui Costa de quase 50%, além dos ataques à carreira docente, por meio do desrespeito ao Estatuto do Magistério Superior. A Adusb apresentará a situação durante o painel das seções sindicais, previsto na programação do Encontro para a noite do primeiro dia. 

Ivone Nery, Jorge Nascimento, Sérgio Barroso e Silvio Arcanjo farão parte da delegação da Adusb. A categoria autorizou o uso do Fundo de Mobilização Permanente para custear as despesas de participação no XVIII Encontro do setor das IEES-IMES do ANDES-SN.

Programação

19/08

18h - Recepção das representações;

18h30 - Mesa de Abertura;

19h30 - Painel das Seções Sindicais | Cada Seção Sindical disporá de até 10 minutos para apresentar a situação em sua IES, sobre condições salariais; carreira e financiamento das instituições.

20/08

9h - Mesa 1 | Financiamento e Contrarreforma da Previdência, nos estados e municípios.

14h - Mesa 2 | Trabalho e adoecimento docente

16h30 - Coffee Break

17h - Grupos de Discussão | Com a perspectiva de debater as estratégias de mobilização em torno dos temas apresentados nas mesas;

19h - Noite Cultural

21/08

9h - Plenária Final (com apresentação da síntese dos Grupos de Discussão)